O Bolsa Família é um programa de transferência de renda implementado pelo governo federal do Brasil. Ele foi criado em 2003 durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte de uma estratégia para combater a pobreza e a desigualdade social.
Vale lembrar que em 2019, ano do então mandato de Jair Messias Bolsonaro, o 13º salário do benefício foi pago. Com isso, os beneficiários do programa ficaram na expectativa de que essa, se tornasse uma prática anual. O que de fato, não aconteceu.
Agora, com o retorno do Bolsa Família (que havia sido substituído pelo Auxílio Brasil em 2021) e com novas regras, os cidadãos voltam a sonhar com o pagamento em 2023. Saiba os detalhes sobre o tema a seguir!
Bolsa Família terá abono natalino em 2023?
Antecipadamente, de acordo com as declarações feitas pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o pagamento do décimo terceiro em 2019 foi mais uma estratégia eleitoral do que uma medida duradoura para auxiliar as famílias beneficiárias.
Até o momento, portanto, não existe uma confirmação oficial sobre o retorno dos repasses adicionais, ou seja, do 13º salário do benefício.
Sobre o Bolsa Família
A seguir, confira algumas informações essenciais sobre o Bolsa Família:
1. Público-Alvo:
O programa é destinado a famílias em situação de pobreza extrema e pobreza, considerando a renda per capita como critério de elegibilidade. Famílias com gestantes, lactantes, crianças e adolescentes também são priorizadas.
2. Benefícios:
As famílias beneficiárias recebem transferências de dinheiro diretamente, por meio de um cartão magnético. O valor do benefício varia de acordo com a composição familiar, a renda e a presença de gestantes, crianças e adolescentes.
3. Condicionalidades:
O programa estabelece condicionalidades para o recebimento do benefício, como a frequência escolar das crianças e adolescentes, que deve ser de, no mínimo, 85%. Além disso, é importante que as gestantes e lactantes participem de programas de acompanhamento de saúde.
4. Cadastro Único:
Para participar do Bolsa Família, as famílias precisam estar cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esse cadastro é uma base de dados que reúne informações sobre as famílias de baixa renda no país.
5. Acompanhamento e Fiscalização:
O programa é acompanhado e fiscalizado em diversas instâncias, envolvendo órgãos municipais, estaduais e federais. O objetivo é garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e que as famílias cumpram as condicionalidades estabelecidas.
6. Impactos Sociais:
O Bolsa Família tem sido reconhecido por contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil. Além disso, tem impactos positivos na saúde e na educação das crianças beneficiárias.
Calendário do Bolsa Família mês de novembro
Ademais, até que seja confirmado o abono natalino do benefício, os brasileiros podem contar com os pagamentos mensais. Além disso, é válido ressaltar que, atualmente, o programa conta com repasses adicionais, conforme a composição familiar.
Confira abaixo a calendário de novembro:
- NIS com número final 1: pagamento será realizado dia 17 de novembro (Hoje);
- NIS com número final 2: pagamento será realizado dia 20 de novembro;
- NIS com número final 3: pagamento será realizado dia 21 de novembro;
- NIS com número final 4: pagamento será realizado dia 22 de novembro;
- NIS com número final 5: pagamento será realizado dia 23 de novembro;
- NIS com número final 6: pagamento será realizado dia 24 de novembro;
- NIS com número final 7: pagamento será realizado dia 27 de novembro;
- NIS com número final 8: pagamento será realizado dia 28 de novembro;
- NIS com número final 9: pagamento será realizado dia 29 de novembro;
- NIS com número final 0: pagamento será realizado dia 30 de novembro.