O Ministério das Cidades anunciou uma nova medida em setembro deste ano, que isenta os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de pagarem as prestações dos imóveis adquiridos por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
Essa iniciativa visa proporcionar um alívio financeiro para as famílias de baixa renda, contribuindo para a sua estabilidade e bem-estar.
A quitação das dívidas não é um golpe
Conforme a secretária de Habitação e Urbanismo de Rondonópolis, Huani Rodrigues, a quitação das dívidas não se trata de um golpe. A medida foi estabelecida pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação, como uma forma de beneficiar as famílias que participam do programa Minha Casa Minha Vida.
A secretária destaca que desde a visita do presidente em Brasília, a cidade de Rondonópolis tem recebido boas notícias e avanços na área habitacional. O Ministério das Cidades comunicou às famílias, por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, sobre a quitação total ou redução das parcelas a serem pagas.
As instituições financeiras têm um prazo de 30 a 180 dias para regularizar os contratos habitacionais, informando às famílias que suas dívidas foram quitadas e que elas cumprem os requisitos estabelecidos pelas instituições.
Avanços na habitação de Rondonópolis
Rondonópolis tem obtido avanços significativos na área habitacional nos últimos anos. Segundo Paulo José Correia, ex-secretário de Habitação e Urbanismo do município, foram construídos mais de 40 bairros e 30 mil casas populares na cidade. Dentre essas, diversas foram adquiridas por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
Alguns dos residenciais beneficiados pela medida do Governo Federal são: Residencial Celina Bezerra, Dona Neuma, João Antônio Fagundes I, Magnolia I e II, Mathias Neves I e II, e o Residencial Paiaguás. Esses residenciais agora serão contemplados com a isenção de cobrança das parcelas que as famílias pagavam anteriormente.
Beneficiários do Minha Casa Minha Vida também serão contemplados
A medida anunciada pelo Ministério das Cidades beneficiava inicialmente os beneficiários do Bolsa Família e do BPC, mas também abrange outros beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. Anteriormente, o programa previa o pagamento de 120 parcelas, porém agora será reduzido para 60 parcelas.
Mesmo as famílias que não se enquadram nos critérios do Bolsa Família ou do BPC serão contempladas com esse benefício, pagando apenas 60 prestações. Caso essas famílias estejam inadimplentes até a data da portaria, será necessário regularizar a prestação habitacional para receber a quitação.
Tire suas dúvidas
Para esclarecer dúvidas sobre a quitação das dívidas do Minha Casa Minha Vida, os beneficiários devem entrar em contato diretamente com a instituição financeira contratada. Além disso, a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo de Rondonópolis está disponível para prestar informações e orientações aos beneficiários do programa. Você pode entrar em contato pelo número (66) 98413-0274.
Ademais, a medida anunciada pelo Ministério das Cidades de quitar as dívidas do Minha Casa Minha Vida para beneficiários do Bolsa Família e do BPC traz um grande alívio financeiro para as famílias de baixa renda. Essa iniciativa contribui para a estabilidade e bem-estar dessas famílias, permitindo que elas tenham uma moradia digna sem o peso das parcelas a serem pagas.
Rondonópolis tem sido beneficiada com essa medida, visto que diversos residenciais da cidade foram construídos por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, outros beneficiários do programa também serão contemplados com a redução do número de parcelas a serem pagas.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os beneficiários devem entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo seu contrato habitacional ou com a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo de Rondonópolis.