O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal brasileira responsável pela gestão e execução da Previdência Social no país. Sua principal função é administrar o pagamento de benefícios previdenciários, que visam garantir a proteção social aos trabalhadores e seus dependentes em diferentes situações, como aposentadoria, invalidez, doença, maternidade, entre outras.
A saber, a Previdência Social no Brasil é um sistema que visa assegurar a renda do trabalhador e de sua família em casos de eventos como doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Os recursos para financiar esses benefícios vêm das contribuições dos trabalhadores, das empresas e do governo.
Tipos de benefícios do INSS
Antes de mais nada, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil oferece diversos benefícios para os segurados, visando a proteção social em diferentes situações. Alguns dos principais benefícios do INSS incluem:
- Aposentadoria por Idade: Concedida ao trabalhador que atinge a idade mínima estabelecida em lei, que varia de acordo com o sexo e o ano de nascimento.
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Destinada a quem completou o tempo mínimo de contribuição exigido, sem a necessidade de atingir uma idade específica.
- Aposentadoria por Invalidez: Concedida ao segurado que, por doença ou acidente, se torna incapaz de trabalhar de forma permanente.
- Auxílio-Doença: Oferecido aos segurados que ficam temporariamente incapazes para o trabalho devido a doença ou acidente.
- Auxílio-Acidente: Pago ao trabalhador que sofre um acidente e, como resultado, fica com sequelas que reduzem sua capacidade para o trabalho.
- Salário-Maternidade: Destinado a seguradas gestantes, adotantes, que tenham obtido guarda judicial para fins de adoção, e também para o segurado que adotar criança.
- Pensão por Morte: Benefício pago aos dependentes do segurado falecido, como cônjuge, filhos, e em alguns casos, pais.
- Auxílio-Reclusão: Pago aos dependentes do segurado que foi recolhido à prisão, desde que ele não receba remuneração da empresa e esteja em regime fechado.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): Destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
- Pecúlio: Valor pago aos dependentes do segurado falecido, quando este tinha direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença ou aposentadoria por idade.