O Bolsa Família, um programa que tem sido de extrema importância para milhares de famílias brasileiras, está definido para conceder um abono natalino para aproximadamente 693 mil famílias em 2023. Este é um adicional aos benefícios regulares do programa, projetado para oferecer suporte financeiro adicional aos beneficiários durante a temporada festiva. Com a consulta do valor do abono sendo liberada antecipadamente, as famílias poderão verificar o montante que receberão já em dezembro.
Calendário de Pagamento
O Governo Federal já divulgou o calendário de pagamento, que foi confirmado pelo Governo da Paraíba. Esta antecipação permite que os beneficiários do Bolsa Família busquem informações sobre o valor do abono através dos canais oficiais do programa.
Quem Receberá o Abono Natalino?
De acordo com o governador da Paraíba, João Azevêdo, o abono natalino de 2023 será destinado a todas as famílias inscritas no programa social. O governo estadual estima que aproximadamente R$ 2,24 bilhões serão disponibilizados para o pagamento extra e outras iniciativas, como o 13º do funcionalismo e 14º e 15º da Educação.
Valor do Abono
Ainda que o valor exato do abono ainda não tenha sido divulgado, é provável que siga os valores dos anos anteriores, com uma parcela única de R$ 64,00 por família.
Como Consultar e Receber o Abono Natalino do Bolsa Família?
Na Paraíba, o abono será pago da mesma forma que no ano passado. O valor será depositado nas contas em que os beneficiários do Bolsa Família normalmente recebem seu auxílio regular. O saque pode ser feito em agências da Caixa, casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui, sempre obedecendo ao calendário oficial.
Não é necessário acessar um portal específico para realizar essa consulta. Basta verificar o extrato de pagamento através dos canais oficiais do Bolsa Família.
Quando As Informações Serão Disponibilizadas?
A disponibilização dessas informações normalmente ocorre a partir do dia 10 de cada mês. No entanto, devido à antecipação do calendário de dezembro, essas informações provavelmente serão disponibilizadas alguns dias antes.
Canais de Consulta
Os beneficiários podem consultar o valor do abono e a data de pagamento através do aplicativo do Bolsa Família, do aplicativo Caixa Tem e do Portal do Cidadão Caixa. Além disso, há também a opção de contato telefônico através do número 121 do MDS e o WhatsApp do Bolsa Família +55 61 4042 1552.
O abono natalino do Bolsa Família é uma excelente iniciativa que proporcionará alívio financeiro adicional às famílias durante a temporada de festas. Com a antecipação da consulta do abono, os beneficiários terão a oportunidade de planejar suas finanças com antecedência. Fique atento aos canais oficiais do Bolsa Família para obter informações atualizadas sobre o valor e a data de pagamento do abono.
Como se inscrever para o Bolsa Família?
A inscrição para o Bolsa Família é feita através do Cadastro Único (CadÚnico). Este cadastro deve ser feito presencialmente em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na sua cidade.
Passo 1: Encontre o CRAS mais próximo
Para se inscrever no Bolsa Família, primeiro você precisa encontrar o CRAS mais próximo de você. Você pode fazer isso através do aplicativo CadÚnico, disponível para Android e iOS, ou pelo site da ferramenta “Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania” (MOPS).
Pelo aplicativo CadÚnico:
- Baixe o aplicativo CadÚnico;
- Selecione o botão “Postos de Atendimento”;
- Escolha o estado e município e, em tipo de posto, selecione “CRAS”;
- Navegue pelos resultados e veja as informações de cada um dos postos de atendimento.
Pelo site MOPS:
- Acesse o site da MOPS;
- Clique em “Alterar local”;
- Escolha o estado e, depois, o município. Em seguida, toque em “Selecionar”;
- Espere o mapa carregar e toque em “Serviços”;
- Escolha a opção “Centro de Referência da Assistência Social” (CRAS);
- Navegue pela lista. Aqui você consegue não apenas ver o nome do CRAS, como o endereço do posto de atendimento.
Passo 2: Reúna os documentos necessários
Depois de encontrar o CRAS mais próximo, você precisa reunir os documentos necessários para fazer seu cadastro no Bolsa Família.
Para famílias com Responsável Familiar:
- Responsável Familiar: CPF ou título de eleitor;
- Outros integrantes da família: pelo menos um dos seguintes documentos: CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade (RG) e carteira de trabalho.