O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido como CadÚnico, é uma importante ferramenta que o governo utiliza para identificar e coletar dados de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil.
Esta matéria irá detalhar todo o processo de registro, bem como, mostrar os benefícios que você pode receber através do CadÚnico em 2024.
O que é o CadÚnico?
O CadÚnico é uma base de dados que coleta informações de famílias de baixa renda em todo o país. Essas informações são utilizadas para que o governo possa implementar políticas públicas de forma mais efetiva.
Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
Para se cadastrar no CadÚnico, algumas condições devem ser atendidas. É necessário que a família tenha renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos.
Como se cadastrar no CadÚnico?
O processo de cadastro deve ser feito por um membro da família, preferencialmente a mulher, com idade mínima de 16 anos. Essa pessoa será a Responsável pela Unidade Familiar (RF) e será a encarregada de fornecer as informações de todos os integrantes da família para o entrevistador.
O que é necessário para o cadastro?
Para realizar o cadastro é necessário apresentar os documentos de todos os integrantes da família, como: CPF, título de eleitor, e documentos de identificação das crianças e adolescentes.
Como atualizar o CadÚnico?
A atualização do CadÚnico é de extrema importância para que a família continue recebendo os benefícios do governo. Sempre que houver alguma alteração na família, como nascimento, morte, mudança de endereço, alterações na renda, é necessário que esta seja informada.
CadÚnico e Programas Sociais
O CadÚnico não assegura a inclusão automática em programas sociais. A seleção e atendimento das famílias obedecem a critérios e procedimentos estipulados pela legislação de cada programa. Entre os programas sociais brasileiros que utilizam o CadÚnico para seleção de beneficiários, podemos citar:
- Bolsa Família
- Criança Feliz
- Viva Leite
- Ação Jovem / Renda Cidadã
- Benefício de Prestação Continuada – BPC
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Minha Casa Minha Vida
- Carteira do Idoso
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
- Serviços Assistenciais
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos e do ENEM
A importância do CadÚnico
O CadÚnico é de vital importância pois, além de facilitar o acesso a diversos programas sociais, ele permite que o governo federal, os estados e os municípios possam desenvolver políticas públicas mais assertivas, com base nas informações coletadas.
CadÚnico e Bolsa Família
Com o fim do Auxílio Emergencial, o CadÚnico passou a ser o principal meio de ingresso no Auxílio Brasil, iniciativa do governo federal que substituiu o Bolsa Família.
Aplicativo e portal do Cadastro Único
O governo lançou um novo aplicativo para facilitar a consulta e a inscrição no Cadastro Único. A consulta ao CadÚnico também pode ser feita através do novo site da plataforma.
Como usar o aplicativo do CadÚnico?
Para usar o aplicativo, é necessário fazer o login com CPF e a senha do login Gov.BR. O cidadão tem a opção de realizar uma consulta por CPF, uma consulta simples ou uma consulta completa dos dados cadastrados.
Quais são as vantagens do CadÚnico?
O CadÚnico permite que o governo identifique as necessidades das famílias de baixa renda e direcione políticas públicas de forma mais efetiva.
Quais são as responsabilidades do Responsável pela Unidade Familiar (RF)?
O RF é responsável por fornecer as informações de todos os membros da família para o entrevistador e por atualizar as informações sempre que ocorrerem mudanças na família.
O CadÚnico em 2024
Em 2024, o CadÚnico continuará sendo uma ferramenta essencial para a implementação de políticas públicas e para o acesso a benefícios sociais. Portanto, se você se enquadra nos critérios, não deixe de se cadastrar e manter o seu cadastro atualizado!