A aposentadoria especial sempre se destacou como um benefício destinado a reduzir o tempo de contribuição para aqueles que desempenharam atividades laborais sob condições de periculosidade ou insalubridade.
Novas regras facilitam o acesso à aposentadoria especial; confira
Recentemente, uma significativa mudança nas regras de acesso a esse benefício foi anunciada, proporcionando mais facilidade aos trabalhadores que se enquadram nesse perfil.
Profissões elegíveis para aposentadoria especial
Determinadas profissões garantem o direito à concessão da aposentadoria especial, desde que seja comprovada a condição insalubre do trabalho, representando risco à vida ou à saúde do indivíduo.
Desse modo, essa categoria engloba ocupações como mineração, manipulação de agentes químicos e outras atividades que expõem os trabalhadores a condições prejudiciais à saúde.
Inovação na concessão da aposentadoria especial
Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável por receber e avaliar os pedidos de aposentadoria, anunciou uma novidade relevante para aqueles que buscam a aposentadoria especial.
Trata-se da dispensa da perícia médica, um procedimento padrão no qual o trabalhador é submetido à avaliação de um profissional da Previdência.
De acordo com a nova medida, os trabalhadores que derem entrada na aposentadoria especial devido à exposição a ruídos não precisarão mais passar pela perícia médica.
Agora, a análise do tempo de exposição a esses ruídos e a verificação do direito à aposentadoria serão realizadas pelos servidores administrativos do INSS.
Em suma, essa estratégia tem como objetivo aliviar a carga de trabalho dos peritos, permitindo que eles se concentrem em outras demandas.
Critérios para aposentadoria especial
O requerimento da aposentadoria especial é realizado de forma online junto ao INSS, mediante o envio de documentos pessoais e do PPP (Perfil Previdenciário Profissional) devidamente preenchido.
Segundo o Instituto, têm direito a esse tipo de aposentadoria os profissionais que atenderem aos seguintes critérios:
Comprovação de trabalho em exposição constante a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou a uma associação desses agentes prejudiciais à saúde;
Tempo mínimo de exposição de 25 anos para atividades leves, 20 anos para atividades de grau moderado e 15 anos para atividades com alto grau de insalubridade.
De forma sucinta, essas novas regras representam um avanço significativo para os trabalhadores que enfrentam condições adversas no ambiente laboral, simplificando o processo de acesso à aposentadoria especial e reconhecendo os anos dedicados em atividades que colocaram em risco a sua saúde.
Golpes mais comuns relacionados ao INSS
Golpistas entram em contato por telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente, oferecendo benefícios do INSS ou prometendo agilizar processos em troca de informações pessoais, como CPF, dados bancários, entre outros.
Falsos funcionários do INSS
Além disso, alguns criminosos se passam por funcionários do INSS, usando crachás e documentos falsos para induzir as pessoas a compartilhar informações pessoais ou a pagar por serviços que são gratuitos.
Falsas atualizações cadastrais
Mensagens ou ligações informando sobre supostas atualizações ou pendências no cadastro do segurado, solicitando dados pessoais para regularização.
Falsas perícias ou documentos
Golpistas oferecem realizar perícias falsas ou fornecer documentos fraudulentos, cobrando taxas ilegais para tais serviços.
Como se proteger de golpes relacionados ao INSS
O INSS não entra em contato por telefone, e-mail ou mensagens de texto para solicitar informações pessoais ou bancárias. Se receber uma oferta suspeita, verifique a autenticidade entrando em contato diretamente com o INSS.
Confirme a identidade de funcionários
Caso seja abordado por alguém que afirme ser funcionário do INSS, peça para conferir a identificação oficial e nunca compartilhe informações pessoais sem confirmar a legitimidade do profissional.
Evite acessar links suspeitos
Não clique em links de e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos, pois podem ser tentativas de phishing para obter informações sigilosas.
Mantenha-se atualizado
Esteja informado sobre os procedimentos do INSS e busque orientação apenas nos canais oficiais do órgão, evitando seguir instruções de fontes duvidosas.
Por fim, se suspeitar de alguma atividade fraudulenta envolvendo o INSS, denuncie imediatamente às autoridades competentes ou procure uma agência do INSS para obter esclarecimentos.