Com as alterações regulamentadas pela Reforma da Previdência, a paisagem da aposentadoria no Brasil será significativamente afetada em 2024. Aqui, desvendamos o que essas novas regras significam para quem está planejando se aposentar.
Requisitos de Idade para Aposentadoria 2024
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determina que, em 2024, a idade mínima para a aposentadoria será maior. Este aumento de idade será somado ao tempo de contribuição, elementos cruciais para garantir o direito do trabalhador à aposentadoria.
Entendendo a Reforma da Previdência
O sistema de aposentadoria no Brasil passou por uma série de mudanças com a implementação da Reforma da Previdência em 13 de novembro de 2019. Essas alterações afetam diretamente os trabalhadores que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que já estavam trabalhando antes dessa data.
As Regras de Transição
As novas regras da Reforma da Previdência implicam em uma série de condições de transição. Isto é, regras que se aplicam a quem já estava contribuindo para o INSS antes da reforma entrar em vigor. Estas condições são atualizadas anualmente.
A Regra dos Pontos
Uma das maneiras pelas quais a aposentadoria pode ser alcançada é através do sistema de pontos. Nesse sistema, o número de pontos é calculado somando a idade do trabalhador com o tempo de contribuição.
Para as mulheres, em 2024, será necessário ter 91 pontos (com no mínimo 30 anos de contribuição). Para os homens, serão necessários 101 pontos (com 35 anos de contribuição ao INSS).
Aumento Anual dos Pontos
Os pontos necessários para a aposentadoria sobem a cada ano. Em 2025, por exemplo, as mulheres precisarão de 92 pontos e os homens precisarão de 102. Este sistema de transição se estende até 2035, quando as mulheres precisarão totalizar 102 pontos e os homens 105.
Tempo de Contribuição
Em relação ao tempo de contribuição, serão necessárias 180 contribuições (aproximadamente 15 anos) para ambos os sexos.
Contribuição ao INSS
A contribuição ao INSS é um desconto realizado mensalmente no salário bruto do funcionário. O valor acumulado durante os anos de trabalho será fundamental para determinar o valor a ser recebido quando o trabalhador se aposentar.
Aposentadoria por Idade Mínima
Outra opção de aposentadoria é por idade mínima. Esta opção é para aqueles que não acumulam os pontos necessários, mas que têm o tempo de contribuição necessário. A partir de 2024, a idade mínima será de 58 anos e 6 meses para as mulheres e 63 anos e 6 meses para os homens.
Aumento da Idade Mínima
Assim como os pontos, a idade mínima para aposentadoria também aumenta a cada ano. Chegará a 62 anos para as mulheres em 2031 e 65 anos para os homens em 2027.
As Regras de Transição do Pedágio
Também existem as regras de transição do pedágio, que são projetadas para aqueles que estavam próximos da aposentadoria quando a Reforma da Previdência foi implementada.
Pedágio de 50%
Para o pedágio de 50%, seria preciso que a pessoa estivesse a dois anos da aposentadoria. Nesse caso, as mulheres precisariam ter pelo menos 28 anos de contribuição e os homens, 33 anos. A regra exige que o trabalhador contribua por mais metade do tempo que faltava para se aposentar.
Pedágio de 100%
No caso do pedágio de 100%, seria necessário que os homens tivessem 60 anos de idade e as mulheres, 57 anos. Nesse caso, se faltarem dois anos para a aposentadoria, os trabalhadores precisarão trabalhar por mais quatro anos.
Tipos de Aposentadoria
Existem diversas formas de se aposentar, e na maioria delas há exigência da idade mínima para aposentadoria 2024. A única exceção é para casos de invalidez do trabalhador, onde não é necessário ter idade mínima, mas é preciso ter pelo menos 12 meses de contribuição ao INSS.
As novas regras da aposentadoria em 2024 representam mudanças significativas para os trabalhadores brasileiros. É importante estar ciente dessas alterações e planejar adequadamente para garantir uma aposentadoria tranquila.