A tão aguardada consulta ao abono salarial do ano de 2024 está oficialmente aberta, trazendo consigo a expectativa e a ansiedade de milhões de trabalhadores em todo o país.
Este benefício, conhecido por sua importância no auxílio à renda e no reforço financeiro dos trabalhadores brasileiros, desperta interesse e atenção devido às suas potenciais contribuições para o sustento e bem-estar das famílias.
Neste artigo, exploraremos em detalhes as datas e os critérios para o recebimento do abono salarial em 2024, oferecendo informações valiosas para aqueles que aguardam ansiosamente por este benefício.
O que é o PIS/Pasep?
O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas de contribuição social no Brasil.
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o Pasep é para servidores públicos.
Esses programas têm o objetivo de integrar o empregado do setor privado e o servidor público ao desenvolvimento das empresas e instituições públicas, respectivamente.
Eles são financiados pelas contribuições das empresas e órgãos públicos, destinadas a um fundo específico para pagamento de benefícios como o abono salarial, seguro-desemprego, entre outros.
O abono salarial é um dos principais benefícios pagos pelo PIS/Pasep e é direcionado aos trabalhadores que atendem a certos critérios estabelecidos pelo programa.
Como Consultar o Abono Salarial Pis/Pasep?
Se você está em dúvida sobre se tem direito a receber o abono salarial em 2024, existem algumas maneiras de descobrir se o Pis/Pasep está disponível através do celular.
A consulta ao abono Pis/Pasep 2024 estará disponível a partir do dia 05 de fevereiro no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal Gov.BR.
Você pode acessar a consulta utilizando o seguinte:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital versão Android; ou
- Aplicativo da CTPS Digital versão iOS.
Para acessar a consulta, o trabalhador deve fazer o login no aplicativo com CPF e senha (login Gov.BR). Após esta etapa, basta selecionar a opção “Abono Salarial” exibida na página inicial e, em seguida, clicar em “Consultar”.