O pagamento do Bolsa Família é, sem dúvidas, um dos mais aguardados no país. Afinal de contas, este é o maior programa de transferência de renda brasileiro, atendendo mais de 21 milhões de famílias.
Dessa forma, os beneficiários aguardam ansiosamente pelas próximas liberações. É importante lembrar que o calendário oficial já foi divulgado e veremos todas as datas de repasse a seguir!
Calendário do Bolsa Família de fevereiro
Como muitos já sabem, as datas de pagamento do Bolsa Família são estipuladas seguindo o número final do NIS (Número de Identificação Social) do cidadão. Então, confira a seguir quais serão os próximos pagamentos:
- NIS terminado em 1: pagamento será dia 16 de fevereiro;
- NIS terminado em 2: pagamento será dia 19 de fevereiro;
- NIS terminado em 3: pagamento será dia 20 de fevereiro;
- NIS terminado em 4: pagamento será dia21 de fevereiro;
- NIS terminado em 5: pagamento será dia22 de fevereiro;
- NIS terminado em 6: pagamento será dia 23 de fevereiro;
- NIS terminado em 7: pagamento será dia 26 de fevereiro;
- NIS terminado em 8: pagamento será dia 27 de fevereiro;
- NIS terminado em 9: pagamento será dia 28 de fevereiro;
- NIS terminado em 0: pagamento será dia 29 de fevereiro.
Quem receberá o Bolsa Família em fevereiro?
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda direcionado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza no Brasil. Para se qualificar para o Bolsa Família, as famílias devem atender a certos critérios estabelecidos pelo governo brasileiro. Os critérios incluem:
- Renda per capita mensal de até R$ 218;
- Ter crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos na família;
- Gestantes e mães que amamentam também podem receber benefícios adicionais;
- Cumprir com as exigências do programa, como manter as vacinas das crianças em dia e garantir frequência escolar mínima de 85% para crianças de 6 a 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos.
Vale-Gás em fevereiro
Além dos pagamentos recorrentes do Bolsa Família, muitas famílias também irão contar com o valor referente ao Vale-Gás. Este por sua vez, é um pagamento bimestral equivalente ao botijão de gás de cozinha de 13 Kg. Atualmente, o valor será de R$102.
E se Bolsa Família estiver bloqueado, o que fazer?
Se o benefício do Bolsa Família estiver bloqueado, é importante entender por que isso aconteceu e tomar as medidas necessárias para resolver a situação. Geralmente, os benefícios do Bolsa Família são bloqueados quando há alguma inconsistência nos dados cadastrais ou quando a família deixou de cumprir com alguma das condicionalidades do programa, como a frequência escolar das crianças.
Para resolver o bloqueio do Bolsa Família, siga estes passos:
- Verifique o motivo do bloqueio: Acesse o site oficial do Bolsa Família ou entre em contato com o responsável pelo programa na sua cidade para obter informações sobre o motivo do bloqueio. Você pode também ligar para o número 0800 707 2003, que é o canal de atendimento do programa.
- Atualize seus dados cadastrais: Se o bloqueio ocorreu devido a alguma inconsistência nos dados cadastrais, providencie a atualização das informações necessárias junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
- Regularize as condicionalidades: Se o bloqueio foi causado pelo descumprimento das condicionalidades, como a frequência escolar das crianças, certifique-se de que essas exigências estejam sendo atendidas. É importante garantir que as crianças estejam frequentando a escola regularmente e que todas as vacinas estejam em dia.
- Entre em contato com o gestor do programa: Se necessário, procure o gestor do Bolsa Família na sua cidade para obter orientações específicas sobre como resolver o bloqueio.
Seguindo esses passos, você poderá resolver o bloqueio do Bolsa Família e restabelecer o acesso ao benefício.
Acima de tudo, o Bolsa Família tem sido reconhecido internacionalmente como uma importante ferramenta de combate à pobreza e à desigualdade, contribuindo para melhorar as condições de vida de milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. No entanto, também enfrenta desafios, como a necessidade de ampliação dos investimentos em educação e saúde, além de garantir a atualização constante dos dados cadastrais das famílias beneficiárias.
Djgleison oliveira
djgleisonoliveira39@gmil.com