O Bolsa Família tem sido fundamental para reduzir a pobreza e a desigualdade social no Brasil, além de contribuir para melhorar os índices de educação e saúde nas regiões mais vulneráveis do país. Já o Jovem Aprendiz, ele possibilita que os jovens ingressem no mercado de trabalho, adquiram experiência profissional e desenvolvam habilidades específicas para determinadas áreas.
As empresas participantes do programa contratam os jovens aprendizes, que dedicam parte do seu tempo às atividades práticas no ambiente de trabalho e outra parte a atividades teóricas, por meio de cursos de capacitação profissional. Além de proporcionar uma primeira experiência profissional, o programa Jovem Aprendiz também contribui para a formação educacional e cidadã desses jovens, preparando-os para um futuro mais promissor.
O que é o Bolsa Família ?
O Bolsa Família é um programa social do governo brasileiro que visa fornecer assistência financeira a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Criado em 2003, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa Família combina diversos benefícios em um único programa, fornecendo auxílio financeiro mensal às famílias que atendem aos critérios de elegibilidade, como renda per capita abaixo de determinado valor e presença de crianças e adolescentes na escola com frequência mínima.
O programa também inclui condicionalidades, como a frequência escolar das crianças e adolescentes e o cumprimento do calendário de vacinação. O Bolsa Família tem sido fundamental para reduzir a pobreza e a desigualdade social no Brasil, além de contribuir para melhorar os índices de educação e saúde nas regiões mais vulneráveis do país.
Quem tem direito ao Bolsa Família
O Bolsa Família é destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. Para ter direito ao benefício, as famílias precisam atender a alguns critérios estabelecidos pelo programa, tais como:
- Renda per capita: A renda per capita da família deve ser de até R$ 218.
- Cadastro Único (CadÚnico): É necessário estar cadastrado no CadÚnico, que é um sistema do governo que registra informações socioeconômicas das famílias de baixa renda.
- Informações atualizadas: As informações cadastrais das famílias devem estar atualizadas no CadÚnico. É importante informar corretamente os dados sobre composição familiar, renda, escolaridade, entre outros.
- Condicionalidades: As famílias devem cumprir condicionalidades relacionadas à saúde e à educação, como a frequência escolar das crianças e adolescentes e o acompanhamento do calendário de vacinação.
Além disso, o programa prioriza a inclusão de famílias com gestantes, lactantes, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e idosos. A seleção e manutenção no programa são feitas com base na situação socioeconômica das famílias e na disponibilidade de recursos do governo para o Bolsa Família.
Bolsa Família 2024 está disponível para Jovem Aprendiz?
O Bolsa Família é um programa destinado principalmente a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, visando proporcionar assistência financeira para garantir o acesso a direitos básicos, como alimentação, saúde e educação. O fato de um jovem participar ou não do programa como beneficiário não está diretamente ligado à sua participação como Jovem Aprendiz.
O programa Jovem Aprendiz é voltado para jovens entre 14 e 24 anos que desejam ingressar no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de aprendizado teórico e prático em empresas que aderem ao programa. Geralmente, não há uma relação direta entre o Bolsa Família e o programa Jovem Aprendiz, pois são iniciativas diferentes com objetivos distintos.
No entanto, é possível que um jovem que seja beneficiário do Bolsa Família também participe do programa Jovem Aprendiz, desde que preencha os requisitos estabelecidos pelas empresas participantes do programa Jovem Aprendiz.
Calendário Bolsa Família de Março de 2024
Confira a seguir as datas de repasses do Bolsa Família para o próximo mês:
- NIS finalizado em 1: 15 de março;
- NIS finalizado em 2: 18 de março;
- NIS finalizado em 3: 19 de março;
- NIS finalizado em 4: 20 de março;
- NIS finalizado em 5: 21 de março;
- NIS finalizado em 6: 22 de março;
- NIS finalizado em 7: 25 de março;
- NIS finalizado em 8: 26 de de março;
- NIS finalizado em 9: 27 de de março;
- NIS finalizado em 0: 28 de de março.
Dessa forma, seguindo o número final do NIS (Número de Identificação Social), os brasileiros pode identificar as datas que seu pagamento estará na conta.