O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, recentemente, reafirmou o propósito de encerrar a modalidade de Saque-Aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Para muitos trabalhadores, o Saque-Aniversário do FGTS representa uma importante fonte de renda adicional, resultando em mais de R$ 1,5 bilhão em créditos que auxiliaram pessoas em diversas circunstâncias.
Com a nova determinação do governo de alterar as regras do Saque-Aniversário do FGTS, muitos trabalhadores poderão enfrentar impactos em suas finanças. Acompanhe mais detalhes abaixo!
Saque-aniversário vai ACABAR?
Motivos
O possível fim do Saque-Aniversário foi mencionado pelo ministro como uma resposta às reclamações dos trabalhadores, que enfrentam dificuldades ao optarem por essa modalidade e não receberem o Saque-Rescisão.
Entretanto, isso significaria uma redução nas opções de saque do FGTS, limitando-o apenas aos casos previstos em lei, como demissão sem justa causa.
Atualmente, o Saque-Aniversário proporciona aos trabalhadores a oportunidade de acessar um montante extra anualmente ou até mesmo obter crédito de forma mais simples por meio da Antecipação Saque-Aniversário.
Como funciona o saque-aniversário atualmente?
Atualmente, o Saque-Aniversário é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que permite aos trabalhadores retirar uma parte do saldo de sua conta do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário, independentemente de eventos como demissão sem justa causa ou aposentadoria.
Os trabalhadores que optam por essa modalidade continuam com o direito de sacar o saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa, mas perdem o direito ao saque do FGTS na rescisão do contrato de trabalho, além de terem que aguardar dois anos para retornar à modalidade anterior, caso desejem.
Para aderir ao Saque-Aniversário, o trabalhador deve realizar a opção pelo aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal. Após a adesão, a modalidade passa a valer a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao da adesão.
É importante destacar que o Saque-Aniversário é opcional e não interfere nos demais direitos do trabalhador relacionados ao FGTS, como o saque do saldo total em casos específicos, como aposentadoria, aquisição de imóvel próprio, entre outros.
Nova modalidade de saque do FGTS
Uma nova modalidade de empréstimo consignado privado está prestes a ser lançada pelo Governo Federal, visando proporcionar acesso a crédito aos trabalhadores.
Nesta modalidade, os trabalhadores poderão contratar empréstimos consignados com desconto direto em seus salários, sem a necessidade de intermediação da empresa empregadora.
Embora as regras específicas ainda não tenham sido divulgadas pelo governo, espera-se que esse tipo de empréstimo seja concedido por meio do FGTS Digital e de instituições financeiras devidamente autorizadas.
Embora haja diferenças em relação à forma de pagamento e ao limite de taxa de juros – que tendem a ser mais altos na opção consignada – esse novo crédito é projetado para complementar, e não substituir, a Antecipação Saque-Aniversário.
Segundo informações governamentais, cerca de 129 milhões de pessoas possuem saldo disponível no FGTS para antecipação, porém, apenas 44 milhões de trabalhadores podem ser beneficiados com esse novo empréstimo consignado.
Como cancelar o saque-aniversário?
Para cancelar o Saque-Aniversário do FGTS, o trabalhador pode seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal.
- Faça o login com seus dados de acesso.
- No menu, busque pela opção relacionada ao Saque-Aniversário ou à adesão a essa modalidade.
- Dentro dessa seção, procure pela opção de cancelamento ou reversão do Saque-Aniversário.
- Siga as instruções fornecidas para completar o processo de cancelamento.
É importante ressaltar que o cancelamento do Saque-Aniversário só pode ser realizado dentro de um período específico, que geralmente ocorre no mês do aniversário do trabalhador e nos dois meses seguintes.
Fora desse período, o trabalhador não poderá cancelar ou reverter a adesão ao Saque-Aniversário e só poderá voltar à modalidade anterior após cumprir um período de carência de dois anos.
Como posso realizar o saque-aniversário antes do fim da modalidade?
O Saque-Aniversário do FGTS permite que o trabalhador faça retiradas anuais de uma parte do saldo de sua conta do FGTS, conforme calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal.
O Saque-Aniversário é uma opção voluntária oferecida aos trabalhadores, e uma vez que você tenha aderido a essa modalidade, só é possível realizar o saque no período determinado no calendário.
Se deseja ter acesso ao saldo total de sua conta do FGTS, você pode optar pelo Saque-Rescisão, que é disponibilizado em casos específicos, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou outros motivos estipulados em lei.
Para mais informações sobre as opções de saque do FGTS e os procedimentos necessários, recomenda-se entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou acessar o site oficial do FGTS.
Fui demitido sem sem justa causa, meu empregador pediu pra eu buscar meus direitos na justiça, fiquei sem o acerto e meu FGTS está retido pois optei saque aniversário detalhe as contas chegaram não tenho dinheiro para pagar os juros estão abusivo, não sei onde recorrer. Simples assim.
Saque aniversário é uma cilada para os trabalhos e antecipação do fgts um meio dos bancos faturarem sobre o dinheiro do trabalhador. Vc fazer empréstimo do dinheiro que já e seu e ainda pagar juros ,não sou de acordo
Eu fiz o saque aniversário estava rebendo anual mais eu aposentei e não recebi mais nada meu saldo foi transferido pra outro banco eu tinha um saldo de 12.000.00 fiz um empréstimo de 4.000.00 fui procura o restante.. não tenho mais nada e justo isso
Só não aderir e não emprestar, é optativo , não obrigatório… agora vc será obrigado a deixar o dinheiro lá e receberá 3% ao ano
Isso é um assalto ao trabalhador, banco empresta ao trabalhador seu próprio dinheiro c juros e correção, e ainda fica retido o restante por dois anos, um dinheiro q já é seu o banco ganha em cima do seu dinheiro, que vergonha!
Se não quiser é só não aderir , simples assim,
O q não pode é o governo decidir por vc o q vc vai fazer com seuuuuu dinheiro, aí vem dizer q é pelo trabalhador??? E ai diz q no lugar vai dar a opção de empréstimo usando o FGTS, como benefício, sério, vc vai usar o meu dinheiro pra me emprestar e eu vou pagar juros
Dinheiro no FGTS rende 3 % e esse ‘benefício ‘ eu pago 24 % , e tem gente q defende …
Falemos a verdade , isso não é pelos trabalhadores, é si para as construtoras q usam o dinheiro do FGTS, o seu dinheiro, e vc recebe 3% ao ano.
Optei pelo saque aniversário e me arrependi que bom que o governo vai acabar com isso. O dinheiro é meu tenho direito de sacar.
Eu acredito que vai ser bem melhor para o trabalhador a proposta do Governo ,esse empréstimo consignado é um avanço para os trabalhadores que precisam de um empréstimo, também seria bom com 1ano poder optar por modalidade saque decisão, quem está ganhando com esta modalidade saque aniversário retidos por dois anos,não é o trabalhador não,se perder o trabalho fica sem poder retirar o dinheiro tão necessário para manutenção da sua família,que o Senhor Governo ajude os trabalhadores tão sofrido.
É só não aderir , o q não pode é o governo decidir o q fazer com meu dinheiro.
E ainda vem falar q é pro meu beneficio, é sim pras construtoras….
Mas não se preocupe, no lugar eles oferecem um empréstimo com meu dinheiro onde eu pago juros de 24% e meu dinheiro rende 3%, mas é pro meu beneficio…af
Se isso aí for verdade mesmo amém isso é uma isso é uma descaração o tal do saque aniversário por que o dinheiro é nosso eles marca a data para poder pegar parcelado isso não existe
Uma vergonha desempregado com dinheiro retido. Passando trabalho.