Fique até o final do texto para saber tudo sobre o novo golpe do Bolsa Família que vem ocorrendo na praça.
Toda e qualquer informação ainda é pouca, para proteger o seu benefício, o dinheiro que efetivamente faz a diferença no orçamento das famílias em vulnerabilidade social.
Golpe do Bolsa Família
A saber, em Ribeirão Preto (SP), a ação de criminosos vem tirando o sono de beneficiários do Bolsa Família que foram alvos de um esquema arquitetado.
Em suma, durante o golpe, a vítima é orientada via ligação telefônica e mensagens, e assim acredita estar se recadastrando no programa, quando na realidade está tendo a sua conta invadida.
O caso aconteceu com uma mãe de quatro filhas e desempregada. A dona de casa, moradora da zona Norte do município, após uma ligação suspeita, teve nada menos do que R$ 400 furtados da sua conta de beneficiária.
Diante do ocorrido, a mulher de 34 anos, que prefere não se identificar, conta que em poucos minutos de ligação foi orientada a seguir o passo a passo do processo de recadastramento por um aplicativo de mensagens.
Então, depois que enviou os códigos solicitados, a operação foi finalizada e bem sucedida, mas isso segundo as falsas mensagens. No entanto, o choque veio no dia do recebimento do benefício.
Isso porque quase metade do valor depositado pelo programa simplesmente sumiu da conta.
Ela conta que a grana já tinha destino e seria utilizada para a compra de materiais escolares das filhas.
“Eu não tinha o dinheiro para comprar o material escolar das minhas meninas. Fiquei no prejuízo, fez falta. Querendo ou não, é pouco, mas fez falta esses R$ 400 que roubaram”, disse.
Qual a forma de atuação dos criminosos?
Fique atento! Na maioria dos casos, o golpe acontece em duas etapas: ligação e mensagens.
Na prática, o criminoso entra em contato com a vítima por ligação telefônica, e com todo aquele papo, se identifica como sendo um representante do aplicativo Caixa Tem.
Só aí já é um ponto de atenção, pois a Caixa Econômica Federal, responsável pelo app, está sempre divulgando em suas redes sociais que não realiza esse tipo de abordagem.
Continuando, com informações preliminares sobre as vítimas, o falso representante explica que o beneficiário corre o risco de perder o direito ao Bolsa Família caso o cadastro não seja atualizado de forma imediata.
Sendo assim, a conversa é direcionada para um aplicativo de mensagens, onde ele alega que será o novo canal de orientações para o procedimento necessário para não perder o benefício.
Pelas mensagens, os criminosos solicitam o envio de códigos, e também podem enviar links externos que direcionam as vítimas para outros canais.
Por fim, de posse das informações pessoais, a conta da vítima é invadida e, em alguns casos, bloqueada.
O que fazer para não cair no golpe do Bolsa Família?
Muito bem! Veja só, a recomendação mais importante para manter o seu benefício seguro e não cair no golpe do Bolsa Família é não compartilhar nenhum tipo de dado ou informação pessoal via ligação ou aplicativos de conversa.
Notificações informativas são oficiais apenas se vierem do aplicativo Bolsa Família ou aplicativo Caixa Tem. Isso nunca acontece por ligação telefônica ou mensagem simples no seu celular.
“Se você recebeu alguma mensagem para entrar em aplicativo, para você confirmar seus dados, não faça isso. Não aceite, não clique, não digite, não confirme nada que não for pelos meios oficiais”, aponta a secretária de assistência social de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice.
Fique atento!
Não