Diante do início de uma nova rodada do Programa Bolsa Família, imediatamente vem junto o questionamento sobre o repasse do Auxílio Gás.
Inclusive, muita gente já começou a reclamar pelo fato de não ter localizado a grana deste benefício agora em março.
Então, diante desse cenário, é válido mencionar que o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), confirmou a próxima remessa de pagamentos do Auxílio Gás.
Siga a leitura para não perder nenhum detalhe!
Pagamento do Auxílio Gás
Logo de cara vamos te alertando para que a espera termine. Não haverá nenhum depósito do Auxílio Gás agora em março.
Isso acontece porque a lei que instituiu o benefício determina pagamentos apenas a cada dois meses, e como a última rodada foi em fevereiro, um novo repasse acontecerá apenas em abril, e este sim, está confirmado pelo governo federal.
No entanto, uma mudança pode não agradar a muitos quando chegar esse novo depósito: pode acontecer uma redução do valor do benefício para cerca de R$ 100, por conta das mudanças no preço médio do gás de cozinha no país.
O que é o Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é uma iniciativa do MDS voltada para as famílias de baixa renda, com o objetivo de ajudar as mesmas na compra do gás de cozinha (GLP), fundamental para o cotidiano de milhões de brasileiros.
Ainda mais, a definição do valor do repasse é feita com base na média nacional dos últimos seis meses, atividade realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Além disso, a elegibilidade para o Auxílio Gás depende de critérios específicos:
- Registro ativo e atualizado no Cadastro Único;
- As famílias devem possuir uma renda per capita mensal máxima de R$ 706,00;
- Ter um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Haver alguma mulher vítima de violência doméstica na família.
Afinal, quando será o novo pagamento do Auxílio Gás?
Muito bem, vamos ao calendário! Mas antes, é importante ressaltar que o cronograma do Auxílio Gás é o mesmo utilizado para o repasse do Bolsa Família.
Assim, o escalonamento se dá pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS), com depósitos sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
- NIS de final 1 – 17 de abril;
- NIS de final 2 – 18 de abril;
- NIS de final 3 – 19 de abril;
- NIS de final 4 – 22 de abril;
- NIS de final 5 – 23 de abril;
- NIS de final 6 – 24 de abril;
- NIS de final 7 – 25 de abril;
- NIS de final 8 – 26 de abril;
- NIS de final 9 – 29 de abril;
- NIS de final 0 – 30 de abril.
Será que vou entrar na próxima rodada?
Por fim, saiba que você pode consultar a elegibilidade ao Auxílio Gás por meio do aplicativo Bolsa Família, Caixa Tem ou diretamente pelo Portal Cidadão Caixa.
Em complemento, em caso de dúvidas, os beneficiários podem acionar os serviços de atendimento ao cliente fornecidos pelo governo, como a Central da Caixa (111), Caixa Cidadão (0800 726 0207), ou a Central MDS (121).
Eu queria saber como funciona pra mim cadastra no auxílio gás