O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo federal, que tem como principal objetivo auxiliar as famílias de baixa renda com o pagamento de um valor mensal. No entanto, existem regras e condicionalidades, para entrar e se manter na folha de pagamentos.
Assim, cabe alertar que existem beneficiários correndo o risco de perder o repasse por falta de atualização nos dados cadastrais.
Siga a leitura para ter mais detalhes e evitar problemas com a sua grana.
Critérios do Bolsa Família
Na prática, para receber o Bolsa Família é necessário ter um registro ativo e atualizado no Cadastro Único (Cadastro Único).
A saber, estima-se que cerca de 7 milhões de famílias associadas ao programa estão com os seus dados desatualizados e, por isso, será necessário realizar o recadastramento.
O que pode levar à suspensão do Bolsa Família?
O governo federal revisa constantemente os cadastros, e alguns dos motivos que podem levar ao cancelamento do Bolsa Família são:
- Registro do Cadastro Único sem atualização há mais de dois anos;
- Ter uma renda familiar maior do que o valor declarado;
- O número de integrantes da família está diferente do cadastrado;
- Menores cadastrados não estão frequentando a escola – requisito obrigatório;
- Falhas no acompanhamento da saúde e imunização de crianças e jovens.
O que fazer nesses casos?
É importante ressaltar que as famílias inscritas no Cadastro Único que estejam com divergências que possam comprometer o Bolsa Família, estão sendo notificadas por mensagem no aplicativo de celular do CadÚnico, Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
Ainda mais, aqueles que estão na Tarifa Social também podem ser comunicados da atualização dos dados do Cadastro Único através da fatura da energia elétrica.
Dessa forma, diante da notificação, é necessário ir pessoalmente até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município em que você mora ou no setor da prefeitura responsável pela gestão do CadÚnico, para atualizar os dados imediatamente.
Como é feito esse processo?
Para atualizar os dados e evitar problemas com o repasse do Bolsa Família, é necessário apresentar:
- Um documento de identificação com foto;
- CPF ou Título de Eleitor;
- Comprovante de residência;
- Documentos de todas as pessoas da família que moram na mesma casa.
Lula sinaliza constante revisão para garantir o Bolsa Família
Recentemente, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a importância das constantes revisões em cadastros para levar o Bolsa Família a quem efetivamente precisa:
“Uma coisa que a gente tem que ver de vez em quando é a aferição do nosso Cadastro Único para saber se está todo mundo que precisa estar lá dentro ou se tem gente que não precisa e está lá dentro. Vocês sabem que, de vez em quando, aparece algum malandro para ocupar o lugar de quem precisa. Então, é preciso que a gente faça seriedade na fiscalização para que a política pública seja corretamente aplicada. A gente pode errar em qualquer coisa, mas no combate à fome a gente não pode errar”, esclareceu.