Frequentemente, os beneficiários do programa Bolsa Família experimentam uma situação em que o pagamento do Bolsa Família não está disponível na conta digital Caixa Tem. Se você se encontra nesse cenário, não há necessidade de pânico! Este artigo foi elaborado para fornecer um guia completo sobre como lidar com essa situação.
Verificando o Aplicativo Bolsa Família
O primeiro passo que você deve considerar é verificar o aplicativo Bolsa Família para verificar se o seu pagamento está disponível. Se o pagamento estiver disponível, o aplicativo fornecerá informações sobre a data em que o dinheiro estará disponível no Caixa Tem.
Verificando Outra Conta na Caixa Econômica Federal
Outra possibilidade é que o pagamento do Bolsa Família possa ter sido depositado em outra conta na Caixa Econômica Federal que você possui. Portanto, é recomendável verificar todas as suas contas na Caixa Econômica Federal para garantir que o pagamento não tenha sido depositado em uma conta diferente da conta Caixa Tem.
Sacando o Benefício em uma Agência da Caixa ou Lotérica
Caso você não tenha outra conta na Caixa Econômica Federal, é possível sacar o benefício em uma agência da Caixa ou em uma lotérica. Para fazer isso, você precisará levar o seu celular com o aplicativo Caixa Tem aberto, um documento de identificação com foto e o seu Número de Identificação Social (NIS).
Entrando em Contato com a Caixa Econômica Federal
Se você ainda não conseguiu resolver o problema, é aconselhável entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais regiões).
Compartilhando Informações
É importante compartilhar essas informações com outras pessoas que também recebem o Bolsa Família. Isso pode ajudá-las a lidar com situações semelhantes.
Esperamos que este guia tenha fornecido informações úteis sobre o que fazer se o pagamento do Bolsa Família não estiver disponível no Caixa Tem. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para obter assistência.
ALERTA IMPORTANTE sobre o Golpe do Bolsa Família
Fique até o final do texto para saber tudo sobre o novo golpe do Bolsa Família que vem ocorrendo na praça.
Toda e qualquer informação ainda é pouca, para proteger o seu benefício, o dinheiro que efetivamente faz a diferença no orçamento das famílias em vulnerabilidade social.
Golpe do Bolsa Família
A saber, em Ribeirão Preto (SP), a ação de criminosos vem tirando o sono de beneficiários do Bolsa Família que foram alvos de um esquema arquitetado.
Em suma, durante o golpe, a vítima é orientada via ligação telefônica e mensagens, e assim acredita estar se recadastrando no programa, quando na realidade está tendo a sua conta invadida.
O caso aconteceu com uma mãe de quatro filhas e desempregada. A dona de casa, moradora da zona Norte do município, após uma ligação suspeita, teve nada menos do que R$ 400 furtados da sua conta de beneficiária.
Diante do ocorrido, a mulher de 34 anos, que prefere não se identificar, conta que em poucos minutos de ligação foi orientada a seguir o passo a passo do processo de recadastramento por um aplicativo de mensagens.
Então, depois que enviou os códigos solicitados, a operação foi finalizada e bem sucedida, mas isso segundo as falsas mensagens. No entanto, o choque veio no dia do recebimento do benefício.
Isso porque quase metade do valor depositado pelo programa simplesmente sumiu da conta.
Ela conta que a grana já tinha destino e seria utilizada para a compra de materiais escolares das filhas.
“Eu não tinha o dinheiro para comprar o material escolar das minhas meninas. Fiquei no prejuízo, fez falta. Querendo ou não, é pouco, mas fez falta esses R$ 400 que roubaram”, disse.
Qual a forma de atuação dos criminosos?
Fique atento! Na maioria dos casos, o golpe acontece em duas etapas: ligação e mensagens.
Na prática, o criminoso entra em contato com a vítima por ligação telefônica, e com todo aquele papo, se identifica como sendo um representante do aplicativo Caixa Tem.
Só aí já é um ponto de atenção, pois a Caixa Econômica Federal, responsável pelo app, está sempre divulgando em suas redes sociais que não realiza esse tipo de abordagem.
Continuando, com informações preliminares sobre as vítimas, o falso representante explica que o beneficiário corre o risco de perder o direito ao Bolsa Família caso o cadastro não seja atualizado de forma imediata.
Sendo assim, a conversa é direcionada para um aplicativo de mensagens, onde ele alega que será o novo canal de orientações para o procedimento necessário para não perder o benefício.
Pelas mensagens, os criminosos solicitam o envio de códigos, e também podem enviar links externos que direcionam as vítimas para outros canais.
Por fim, de posse das informações pessoais, a conta da vítima é invadida e, em alguns casos, bloqueada.