O Cadastro Único (CadÚnico) é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Assim, ele sinaliza ao governo federal exatamente quem essas famílias são, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar as suas vidas.
Dessa forma, o governo direciona os programas sociais de acordo com esses dados.
Aliás, nesta quarta-feira (20), o CadÚnico convoca os beneficiários para um procedimento de regularização, afim de evitar a suspensão de qualquer benefício.
CadÚnico atualizado
A saber, os dados disponibilizados no CadÚnico geralmente são usados para identificar as famílias que se enquadram nos critérios de diversos programas sociais, tais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Vale-Gás, entre outros.
Contudo, é fundamental que as famílias mantenham os dados atualizados para garantir os referidos repasses e evitar qualquer tipo de cancelamento por divergência de informações entre os bancos de dados do governo federal.
Sendo assim, vale destacar que a atualização do cadastro pode ser feita rapidamente através do aplicativo do CadÚnico no celular ou site do gov.br, garantindo que você continue com acesso aos programas sociais sem qualquer tipo de interrupção.
Como fazer sem precisar sair de casa
Muito bem! Para realizar a atualização das informações do CadÚnico, basta estar com acesso à internet e ter um celular para instalar o aplicativo do CadÚnico ou ter um computador para acessar o site oficial.
Então, uma vez de posse do aplicativo, basta abrir o mesmo e clicar na opção ‘Entrar com o gov.br’. Depois, acione a opção ‘Atualização cadastral por confirmação’ na tela principal.
Desse modo, ao clicar na opção de atualização cadastral você pode se deparar com:
- Banner vermelho: Indica que o cadastro está desatualizado;
- Banner amarelo: Indica que o cadastro está prestes a ficar desatualizado;
- Banner verde: Indica que todas as informações estão atualizadas, o que é o melhor dos cenários para o cidadão.
Aliás, cabe aqui um ponto de atenção. O procedimento de atualização do CadÚnico precisa acontecer obrigatoriamente a cada 2 anos ou sempre que houver mudanças na família.
Em outras palavras, significa que sempre que qualquer característica da sua família for alterada, como por exemplo, uma mudança de endereço, o nascimento de um novo integrante, isso deve ser comunicado imediatamente no seu registro.
E afinal, quem pode fazer pela internet?
Aqueles que estão com o prazo de 2 anos vencendo, mas que permanecem com os dados iguais, podem usar este recurso.
Com isso, se após revisar todos os dados da família, o Responsável Familiar confirmar que todos os dados de endereço, integrantes da família e as informações de escolaridade e renda de todos permanecem iguais, então ele conseguirá atualizar Cadastro Único pela internet.
No entanto, se houve alguma mudança, o responsável pela família deve procurar o CRAS e atualizar os dados.
Por fim, vale sinalizar que existe ainda a possibilidade de verificar a situação do seu benefício e se é necessário fazer a atualização através do número de telefone 0800.707.2003, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
No mês passado, fiz o pedido de recuperação do meu dinheiro retido no meu CPF me enviaram um imail e avisando que, receberia em 13 dias, mais infelizmente, ainda não recebi nada.
Eu estou no cadastro único
Posso pedir meu bpc pelo CDU