A possibilidade de incrementar o BPC (Benefício de Prestação Continuada) está deixando as pessoas animadas. Isso porque, segundo informações de bastidores, pode vir por aí uma atualização para aqueles que recebem o benefício.
Siga a leitura para conferir os detalhes.
Aumento no BPC
Vale mencionar que o referido aumento seria no valor de R$ 250, referente à uma espécie de “Vale sacolão”. Com o objetivo de incrementar o poder de compra e bem-estar dos idosos atrelados ao BPC, essa proposta ainda aguarda confirmação oficial pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e depende de aprovação na Câmara dos Deputados.
Em outras palavras, quer dizer que ainda não saiu do papel e tem um longo caminho pela frente. Por isso, até pode ser motivo de animação, mas não tem sequer uma data para entrar em vigor caso seja aprovado.
Cabe salientar que o BPC tem um valor atual de até R$ 1.412, e se alinha ao piso salarial nacional, sugerindo que qualquer alteração no salário mínimo possa refletir diretamente no valor do benefício.
Como ocorrem os pagamentos do BPC?
Muita gente não está familiarizada com o benefício, e assim, é interessante citar que o BPC tem o cronograma de repasses determinado pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
Ainda mais, o escalonamento se dá conforme o número final do benefício.
- Final do benefício 1 – 24 de abril;
- Final do benefício 2 – 25 de abril;
- Final do benefício 3 – 26 de abril;
- Final do benefício 4 – 29 de abril;
- Final do benefício 5 – 30 de abril;
- Final do benefício 6 – 2 de maio;
- Final do benefício 7 – 3 de maio;
- Final do benefício 8 – 6 de maio;
- Final do benefício 9 – 7 de maio;
- Final do benefício 0 – 8 de maio.
Requisitos para ter acesso ao BPC
O Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
A saber, no caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Além disso, para ter direito ao benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo.
Além da renda, de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social.
Por fim, o beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC.
Quero saber
Não acredito em papai noel e tb conto
De fadas pura conversa o povo bpc não tem valor nas mãos dessa puliticagem
E o décimo terceiro do bpc, esqueceu paulo paim, ja passou as eleições não foi , paulo paim, Ricardo silva, e outros mas, sem falar no governo, promete mas não cumpre, e o bpc é esquecido mesmo, depois quê engana o povo, passa a eleições, é só tchau e bença.