O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2024 está aberto! Aliás, de acordo com a Receita Federal, até às 14h desta quarta-feira (27), foram entregues 7.746.080 declarações.
Vale destacar que a data limite é 31 de maio e quem não entregar no prazo, está sujeito ao pagamento de multa.
Imposto de Renda 2024
A saber, a expectativa da Receita Federal é de que 41 milhões de declarações sejam entregues até 31 de maio. E cabe mencionar que nem todas serão beneficiadas com a restituição do Imposto de Renda 2024.
Este pagamento se aplica para quem comprovou gastos que são dedutíveis, e através disso acaba por receber desconto no imposto final.
Na prática, funciona como se o Fisco devolvesse ao contribuinte uma parte do que ele pagou a mais de imposto.
Calendário das restituições
Ao todo, são cinco pagamentos de restituição do Imposto de Renda 2024, começando em maio e finalizando em setembro.
Ainda mais, vale citar que existem grupos que ganham prioridade em todos os lotes, ou seja, eles sempre terão preferência na inclusão daquele pagamento.
Além disso, é importante salientar que não recebem aqueles que enviaram a declaração com erro. Dessa forma, enquanto o documento estiver com dados inconsistentes ou errados, o pagamento fica bloqueado. Contudo, assim que for aplicada a correção, o contribuinte já entra na fila para receber, seja dentro do lote regular ou no lote residual.
Veja só! Os depósitos acontecem sempre no último dia útil do mês, e na conta corrente informada na declaração ou naquela em que a chave PIX de número do CPF estiver cadastrada.
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 28 de junho;
- 3º lote – 31 de julho;
- 4º lote – 30 de agosto;
- 5º lote – 30 de setembro.
Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda 2024?
Algumas pessoas têm prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. Inclusive, o primeiro lote deve ser majoritariamente preenchido por esse grupo. Nos lotes seguintes, o grupo não prioritário vai sendo enquadrado.
As categorias são:
- Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem optou pela declaração pré-preenchida e/ou pelo pagamento via PIX.
Ainda mais, o envio da declaração no início do prazo também é requisito para ser incluso nos primeiros pagamentos, embora não seja uma regra de prioridade.
Em suma, geralmente quanto antes a Receita confere os dados informados, mais cedo consegue liberar o pagamento da restituição.
Quando a consulta é liberada?
Em linhas gerais, a consulta do pagamento da restituição do Imposto de Renda fica disponível uma semana antes do depósito.
Sendo assim, os contribuintes terão acesso ao portal para consulta nas seguintes datas:
- 1º lote – 24 de maio;
- 2º lote – 21 de junho;
- 3º lote – 24 de julho;
- 4º lote – 23 de agosto;
- 5º lote – 23 de setembro.
Então, chegada a data, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e acessar a opção “Imposto de Renda”.
Depois, clique em “Consultar minha restituição”, e em seguida “Iniciar”. Preencha o número do CPF, data de nascimento e o ano em que enviou a declaração.