O pagamento do Bolsa Família de abril já tem data certa para começar! Ainda mais, milhares de beneficiários do programa social já podem respirar aliviados, pois terão o depósito realizado de forma antecipada.
A saber, a iniciativa contempla, até o momento, 5 estados brasileiros.
Então, ao longo deste artigo, não apenas você confere a lista, como também fica por dentro do motivo que levou o governo federal a tomar essa iniciativa.
Adicionalmente, poderá consultar o calendário completo da rodada.
Boa leitura!
Pagamento do Bolsa Família de abril antecipado
Em suma, a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família é uma resposta do governo às intensas chuvas que atingiram várias regiões do Brasil. Assim, é uma forma de ajuda emergencial e suporte para esses beneficiários.
Acompanhe a lista com os Estados contemplados com antecipação do Bolsa Família até o momento:
- Amapá: Macapá;
- Ceará: Arneiroz, Canindé, Catunda, Caucaia, Cedro, Crateús, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Parambu, Pereiro, Tabuleiro do Norte e Tauá;
- Paraná: Antonina, Capitão Leônidas Marques, Chopinzinho, Guaratuba, Ivaiporã, Matinhos, Paranavaí, Pérola, Pontal do Paraná, Primeiro de Maio, Quedas do Iguaçu e São João do Ivaí;
- Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, São José de Meriti, Queimados, Japeri, Miguel Pereira. Em São Paulo, recebem antecipadamente: Sorocaba, Embu-Guaçu e Socorro;
- Rio Grande do Sul: Cruzeiro do Sul, Erechim, Guaíba, Hulha Negra, Lagoa Bonita do Sul, Mata, Passa Sete, São Vicente do Sul, Torres e outras 62 localidades;
- Sergipe: Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Tobias Barreto.
Afinal, quando começam os pagamentos de abril?
Como habitual, a Caixa Econômica Federal fica responsável por realizar os depósitos aos beneficiários do Bolsa Família. Além disso, o escalonamento se dá pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do cidadão, e a data inicial será 17 de abril.
Adicionalmente, cabe explicar que quando ocorre antecipação, os municípios confirmados pelo governo podem acessar a grana do Bolsa Família logo no primeiro dia do calendário, independentemente do final do NIS.
- NIS de final 1 – 17 de abril;
- NIS de final 2 – 18 de abril;
- NIS de final 3 – 19 de abril;
- NIS de final 4 – 22 de abril;
- NIS de final 5 – 23 de abril;
- NIS de final 6 – 24 de abril;
- NIS de final 7 – 25 de abril;
- NIS de final 8 – 26 de abril;
- NIS de final 9 – 29 de abril;
- NIS de final 0 – 30 de abril.
Operação especial no Bolsa Família
Para municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) adota medidas especiais, com o objetivo de garantir que as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família possam movimentar os benefícios.
A saber, as ações iniciais são válidas por dois meses e incluem a liberação dos valores, logo no primeiro dia do calendário do pagamento, para todas as famílias beneficiárias do município afetado.
Ainda mais, outra medida é a autorização de saque sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
Também ficam prorrogados os prazos de atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.