Quem conta com a ajuda de um benefício social, tal como a do Programa Bolsa Família, conta os minutos para ter acesso ao repasse.
No entanto, como é de conhecimento de todos, o governo federal realiza constantes revisões nos cadastros. Assim, caso sejam identificadas inconsistências, o pagamento é imediatamente suspenso.
Entretanto, a boa notícia é que após o alinhamento no Bolsa Família, os beneficiários de janeiro e fevereiro que estavam com o auxílio bloqueado estão voltando a receber.
O que é preciso para voltar a receber o Bolsa Família?
Muito bem, para retomar o acesso ao Bolsa Família, após resolvida a situação de bloqueio, com as devidas prestações de contas, é necessário comparecer em uma das agências da Caixa Econômica Federal.
Ainda mais, para o saque sem cartão, basta que o responsável pela família apresente um documento oficial com foto.
Bloqueio do benefício
Vale alertar que para evitar possíveis bloqueios é preciso que os beneficiários mantenham atualizadas as informações sobre a família no Cadastro Único.
A saber, a regra determina que a atualização ocorra no mínimo a cada 2 anos. Contudo, quando houver qualquer tipo de alteração na estrutura familiar, seja ela de mudança de endereço, nascimento de uma criança, aumento de renda, ou outro, isso deve ser atualizado de imediato, independentemente de quando foi o último procedimento deste tipo que você realizou.
Então, caso o auxílio já esteja bloqueado é necessário buscar o CRAS ou setor do Cadastro Único para atualizar o seu cadastro, apresentando a documentação necessária.
E veja só, este é um processo exclusivamente presencial, ou seja, significa que não é possível realizar esse tipo de atualização online.
Valores retroativos do Bolsa Família
Após esta etapa, quando tudo está justificado e atualizado, os valores bloqueados no Bolsa Família são liberados de forma retroativa. Aliás, cabe mencionar que o prazo para tal liberação é de 30 a 90 dias.
Calendário do Bolsa Família de abril
Adicionalmente, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta que gerencia o Bolsa Família, os pagamentos do benefício no mês de abril de 2024 ocorrerão no período entre os dias 17 e 30.
- NIS de final 1 – 17 de abril;
- NIS de final 2 – 18 de abril;
- NIS de final 3 – 19 de abril;
- NIS de final 4 – 22 de abril;
- NIS de final 5 – 23 de abril;
- NIS de final 6 – 24 de abril;
- NIS de final 7 – 25 de abril;
- NIS de final 8 – 26 de abril;
- NIS de final 9 – 29 de abril;
- NIS de final 0 – 30 de abril.