De fato, é uma oportunidade de resgatar um dinheiro esquecido, mas é uma iniciativa restrita a um grupo específico de trabalhadores.
Assim, mais de 10 milhões de trabalhadores que estiveram formalmente empregados entre os anos de 1971 e 1988 têm a oportunidade de acessar os recursos denominados “esquecidos” nas contas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), também conhecidas como Cotas PIS/PASEP.
Afinal, o que são as cotas PIS/PASEP que podem conferir o tal dinheiro esquecido?
Muito bem! As cotas do PIS/PASEP representam um benefício voltado aos trabalhadores, especialmente aqueles cujos salários não excedem a média de dois salários mínimos no ano-base do pagamento.
A saber, normalmente, esses valores seriam pagos no ano seguinte ao ano-base. No entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, houve um atraso nos pagamentos.
Com isso, os repasses estão sendo efetuados em relação aos anos anteriores em que ocorreram os atrasos.
Como sacar?
Os beneficiários têm à disposição diversos canais para verificar o saldo do PIS/PASEP, tais como a Central de Atendimento do Banco do Brasil para o PASEP, e números disponibilizados pelo INSS ou pela Caixa Econômica Federal para o PIS.
Ainda mais, em caso de falecimento do beneficiário, os herdeiros têm o direito de efetuar o saque dinheiro esquecido do PIS/PASEP, desde que apresentem a documentação necessária ao banco.
Na prática, esses documentos incluem a carteira de trabalho, a certidão de óbito, documentos de identificação e o número do PIS/PASEP/NIS do falecido, entre outros.
Dinheiro esquecido para idosos
As opções de saque do PIS/PASEP destinadas aos idosos abrangem duas modalidades distintas: as cotas do Fundo PIS/PASEP e o abono salarial.
Então, enquanto as cotas correspondem a depósitos efetuados por empregadores entre 1971 e 1988, o abono constitui um benefício anual direcionado aos trabalhadores que preenchem os critérios estipulados.
Quem tem direito às cotas PIS/PASEP?
Vamos lá! O acesso ao referido dinheiro esquecido está disponível para os indivíduos que estiveram empregados com registro em carteira entre os anos de 1971 e 1988.
Isso inclui tanto trabalhadores do setor privado, quanto funcionários públicos que não tenham resgatado as cotas do PIS/Pasep anteriormente.
Resgate presencial do dinheiro esquecido
Os documentos para saque presencial das cotas PIS/PASEP são:
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Habilitação (modelo novo);
- Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
- Identidade Militar;
- Carteira de Identidade de Estrangeiros;
- Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.
Aliás, saiba que se o trabalhador possui conta individual na Caixa, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses, o valor é depositado na conta.
Saque via aplicativo
Para solicitar o saque utilizando o aplicativo do FGTS, os trabalhadores devem seguir alguns passos simples.
Selecione a opção “Você possui saque disponível”, depois escolha “Solicitar o saque do PIS/Pasep” e opte entre as modalidades de saque disponíveis: crédito em conta ou presencialmente.
Assim, caso prefira o resgate em espécie, o saque pode ser realizado utilizando o “Cartão Cidadão”, até o limite de R$ 3 mil, em unidades lotéricas ou nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal.
Como verificar os valores das cotas?
Os trabalhadores com emprego formal têm a opção de checar e solicitar o saque do dinheiro esquecido relativo ao PIS utilizando o aplicativo do FGTS disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, ou então presencialmente em uma agência bancária.
Já os servidores públicos têm direito ao PASEP e devem verificar o saldo e efetuar o saque por meio do Banco do Brasil (BB).