Muita gente sabe que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas pouca gente sabe de fato do que se trata esse repasse. Ainda mais, são muitas as dúvidas sobre os requisitos para ter direito de receber até R$ 1.412,00.
Então, se você faz parte desse grupo que tem dúvidas sobre o assunto, siga a leitura até o final e fique por dentro do comunicado do INSS.
Alerta do INSS
Recentemente, o INSS divulgou um comunicado onde reforça os requisitos para se ter acesso ao BPC, e ainda reforçou que não é necessário ter intermediários no processo de solicitação.
Assim, elimina-se custos adicionais para os solicitantes.
Afinal, o que é o BPC?
Na prática, o BPC é um suporte financeiro, destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que enfrentam impedimentos de longa duração.
A saber, para ser elegível, é essencial que a renda per capita familiar não ultrapasse 1/4 do salário mínimo.
Além disso, os solicitantes com deficiência são submetidos a avaliações médicas e sociais pelo INSS, para confirmar a necessidade do benefício.
Adicionalmente, é necessário que o beneficiário e a sua família estejam inscritos e com os dados atualizados no Cadastro Único, pois este é um pré-requisito para a formalização do pedido.
Vale lembrar que o BPC não é aposentadoria. Desse modo, para ter direito, não é preciso ter contribuído para o INSS.
Processo no INSS sem intermediários
Como mencionado, o INSS reforça a natureza de simplicidade do processo de solicitação do BPC, que pode ser feito sem a necessidade de pagar por serviços de intermediação.
Dessa forma, através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’, além da Central 135, os interessados podem realizar todo o procedimento de solicitação online, proporcionando total comodidade.
No entanto, para aqueles que precisam de apoio durante a solicitação, cabe salientar que as Agências da Previdência Social (APS) estão disponíveis.
Em complemento, é preciso ressaltar que documentos de identificação são necessários para a solicitação, e o INSS aceita cópias simples, o que facilita ainda mais a vida do cidadão.
Dicas de segurança do INSS
Por fim, vai mais um alerta do INSS aos seus segurados e futuros segurados.
A instituição não pede a sua senha. Além disso, o INSS não pede nenhum PIX, nem dinheiro para nenhum serviço, já que os mesmos são gratuitos.
Então, se desconfiar de qualquer abordagem, seja por telefone, e-mail ou mensagem de celular, desconsidere e busque um canal oficial do INSS.