A entrega da declaração do Imposto de Renda é um compromisso anual que os cidadãos têm com a Receita Federal.
Assim, antes de tudo cabe alertar que já está aberto o período de envio do documento desde o dia 15 de março, e segue até o dia 31 de maio.
Então, quando da entrega, muitos contribuintes acabam tendo direito à restituição do Imposto de Renda, o retorno do valor pago a mais durante o ano anterior.
A saber, em 2024, o primeiro lote tem pagamento no dia 31 de maio, e segue um calendário pré-definido com outros 4 lotes.
Como receber a restituição do Imposto de Renda 2024 antecipadamente?
É preciso esclarecer que existem critérios específicos para que parte dos contribuintes tenham prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
Entre os principais beneficiados estão:
- Idosos acima de 60 anos;
- Pessoas com deficiência;
- Professores que têm como principal fonte de renda o magistério.
Aliás, essas prioridades seguem a mesma ordem estipulada em anos anteriores.
Contudo, mesmo que você não faça parte desses grupos, ainda há uma chance. Isso porque a Receita Federal priorizará aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024 e solicitarem a restituição via Pix, desde que indiquem corretamente a chave.
Além disso, uma dica valiosa para garantir a restituição do Imposto de Renda mais cedo, é não deixar para a última hora. Afinal, os contribuintes que enviarem a documentação cedo garantem prioridade na fila da restituição.
Lotes de restituição
A Receita Federal mantém o cronograma de liberação da restituição do Imposto de Renda 2024 em cinco lotes.
Confira as datas de pagamento, lembrando que a consulta ao referido lote é normalmente liberada uma semana antes do pagamento:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 28 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Cabe mencionar que a restituição corrigirá pela taxa Selic, acumulada desde maio até o mês anterior ao pagamento, com 1% de acréscimo no mês de depósito. Ainda mais, após transferido ao banco indicado, o valor não receberá mais correções, independentemente do momento em que o contribuinte o acessar.
Já enviei a minha declaração, é possível consultar o status?
Sim! Para aqueles que já estavam com tudo preparado antecipadamente e já providenciaram o envio da declaração do Imposto de Renda 2024, saiba que é possível acompanhar o status.
Dessa forma, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e selecionar a opção “Imposto de Renda”.
Então, clique em “Consultar meu imposto de renda” e depois em “Iniciar”. Faça o login com a sua conta gov.br e verifique o status do seu envio.