Em época de envio de declaração do Imposto de Renda (IR) fica aquela expectativa, não é mesmo? Seja para conferir se o documento foi processado corretamente, ou ainda, para os que têm restituição a receber, confirmar em qual lote será contemplado.
Assim, é válido mencionar que a Receita Federal anunciou uma medida que traz alívio financeiro para uma parcela considerável da população brasileira.
Afinal, mais de 200 mil contribuintes serão beneficiados o depósito da restituição do IR logo no primeiro lote, representando um importante suporte econômico para essa faixa etária.
Grupos prioritários para a restituição do Imposto de Renda 2024
Além dos idosos, outros grupos também integram o quadro de prioridade: as pessoas com deficiência e os professores. Em complemento, os contribuintes que optaram pelo uso da declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via Pix também foram incluídos.
Com isso, com o volume esperado de contribuintes, o montante distribuído ultrapassa R$ 339 milhões.
Como saber se vou receber?
Para verificar a disponibilidade da restituição do Imposto de Renda, os contribuintes devem acessar o site oficial da Receita Federal e escolher a opção ‘Imposto de Renda’. Depois, deve clicar em ‘Consultar minha restituição’.
Então, depois de realizar o login na plataforma ou criar um novo usuário, caso necessário, basta selecionar o ano de exercício desejado para obter as informações sobre a liberação dos valores.
Confira os números de beneficiados
Os números dos primeiros beneficiados indicam o impacto positivo da prioridade no Imposto de Renda:
- 201 idosos com mais de 80 anos;
- 541 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 404 pessoas que apresentam alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 910 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 096 contribuintes que não têm prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 778 contribuintes não prioritários também devem receber.
Calendário de restituições
Por fim, cabe alertar que o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda começou em 15 de março e vai até o dia 31 de maio.
Além disso, estão confirmados 5 lotes para as restituições neste ano, e o calendário fica com essa programação:
- 1º lote de restituição – 31 de maio;
- 2º lote de restituição – 28 de junho;
- 3º lote de restituição – 31 de julho;
- 4º lote de restituição – 30 de agosto;
- 5º lote de restituição – 30 de setembro.
Vale mencionar que a restituição do Imposto de Renda corrigirá pela taxa Selic, acumulada desde maio até o mês anterior ao pagamento, com 1% de acréscimo no mês de depósito. Ainda mais, após transferido ao banco indicado, o valor não receberá mais correções, independentemente do momento em que o contribuinte o acessar.
Para concluir, cabe ressaltar que as consultas, em geral, ficam liberadas exatamente uma semana antes da data do pagamento.
Eu tenho interesse