Neste ano, uma pauta específica do Bolsa Família está em constante questionamento. Afinal, o empréstimo do programa social será retomado?
Vale lembrar que durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governo anunciou uma iniciativa polêmica voltada aos beneficiários do Bolsa Família.
Na ocasião, a medida foi duramente criticada, e chegou, inclusive, a ser suspensa.
Então, se você não lembra ao certo como tudo aconteceu, e, principalmente, se quer saber se ele vai retornar em 2024, basta só continuar a leitura.
Empréstimo do Bolsa Família
Recapitulando, a modalidade de crédito divulgada em 2022 foi direcionada às famílias de baixa renda, enquadradas no Auxílio Brasil (substituído pelo Bolsa Família na atual gestão).
Na prática, o foco era fornecer um suporte financeiro adicional aos beneficiários do programa social.
Contudo, por conta de complicações associadas ao desconto direto do benefício, essa opção de crédito foi suspensa temporariamente.
Em resumo, tal desconto poderia representar até 40% da renda mensal dos beneficiários, comprometendo, portanto, a sua capacidade de atender outras necessidades essenciais.
Sendo assim, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender o crédito em 2023, deixando incerto o futuro dessa modalidade de empréstimo.
Como funcionava?
Quando estava disponível, o empréstimo Bolsa Família era como uma espécie de crédito consignado, com os descontos diretamente no benefício. Então, as etapas gerais para solicitar o empréstimo eram:
- Verificação de elegibilidade para o crédito;
- Solicitação do empréstimo junto a uma instituição financeira autorizada;
- Espera por um período de análise para a aprovação do crédito;
- Em caso de aprovação, o valor era disponibilizado conforme os termos acordados.
Além disso, os beneficiários podiam comprometer até 40% do valor do Bolsa Família, em 2022, entre empréstimos consignados, financiamentos e despesas com cartão de benefícios.
A modalidade volta em 2024?
Muitos beneficiários do programa ainda questionam se o empréstimo do Bolsa Família será liberado novamente nesse ano. No entanto, até o momento, não existem informações concretas neste sentido.
Ainda mais, mesmo que a iniciativa seja retomada, haverá um longo caminho para definir os parâmetros e as instituições financeiras que terão a referida oferta para esse público.
Nova rodada do Bolsa Família
Por fim, cabe sinalizar que a rodada do Bolsa Família de abril já começou.
Assim, a partir desta quarta-feira (17), a Caixa Econômica Federal realiza os depósitos direto no Caixa Tem, por meio desse escalonamento:
- NIS de final 1 – 17 de abril;
- NIS de final 2 – 18 de abril;
- NIS de final 3 – 19 de abril;
- NIS de final 4 – 22 de abril;
- NIS de final 5 – 23 de abril;
- NIS de final 6 – 24 de abril;
- NIS de final 7 – 25 de abril;
- NIS de final 8 – 26 de abril;
- NIS de final 9 – 29 de abril;
- NIS de final 0 – 30 de abril.