Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), particularmente idosos acima de 65 anos e deficientes, podem ter percebido alterações recentes em seus pagamentos BPC. Esta mudança foi uma surpresa para muitos, principalmente para aqueles cujo benefício termina com os números 6 em diante. Veja o que desencadeou essa alteração e como os beneficiários podem ajustar-se a essas mudanças.
Entendendo o BPC
O Benefício de Prestação Continuada é uma assistência financeira oferecida pelo Governo Federal para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda. É uma iniciativa que visa garantir a esses indivíduos uma qualidade de vida digna, com um pouco mais de independência financeira.
Por que o INSS alterou o pagamento do BPC?
Os pagamentos BPC são organizados e desembolsados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O INSS segue um calendário de pagamentos oficial e os depósitos ocorrem apenas em dias úteis – de segunda a sexta-feira.
A alteração ocorreu porque o dia 1º de maio, que seria um dia de pagamento, foi um feriado nacional – o Dia do Trabalho. Como os bancos não operam em feriados, os depósitos do INSS tiveram de ser adiados. Embora essa mudança seja temporária, ela afeta principalmente aqueles cujo número do benefício termina com 6 ou mais.
Calendário de pagamentos do BPC alterado
Devido à alteração, o calendário de pagamentos precisou ser ajustado. O pagamento que seria realizado em 1º de maio foi adiado para o próximo dia útil, ou seja, 2 de maio. Aqui está o novo calendário de pagamentos para aqueles cujo benefício termina com 6 ou mais:
- Benefício final 6: 02 de maio
- Benefício final 7: 03 de maio
- Benefício final 8: 06 de maio
- Benefício final 9: 07 de maio
- Benefício final 0: 08 de maio
Essa mudança, embora pequena, pode ter causado alguma confusão entre os beneficiários. No entanto, é importante salientar que os valores continuarão sendo pagos como programado.
Como receber o pagamento do BPC?
Os beneficiários do BPC recebem um cartão magnético através do qual podem sacar o benefício nos caixas eletrônicos do banco responsável pelos repasses. Para receber o pagamento, basta ir a um caixa eletrônico, inserir o cartão e solicitar o saque seguindo as instruções na tela.
Quem é elegível para o BPC?
Para ser elegível para o BPC, os candidatos devem atender a vários critérios:
- Ser idoso com 65 anos ou mais, ou ser pessoa com deficiência
- Ter renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente
- Estar inscrito no CadÚnico
- Possuir Número de Identificação Social (NIS)
Como se inscrever para o BPC?
A inscrição para o BPC deve ser feita no INSS. No entanto, antes de fazer a solicitação, é necessário se inscrever no CadÚnico, o Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais.
Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável pela família deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e apresentar um documento de identificação com foto, comprovantes de renda de todos os membros da família que moram na mesma casa e um comprovante de endereço.
Após a inscrição no CadÚnico, a solicitação pode ser feita no INSS de maneira online através do site ou do aplicativo Meu INSS. É importante notar que, embora os idosos acima de 65 anos só precisem esperar a aprovação para começar a receber os pagamentos, as pessoas com deficiência ainda terão que passar por uma perícia médica.
Apesar que a alteração no calendário de pagamentos do BPC possa ter causado alguma confusão entre os beneficiários, é importante entender que essa foi uma mudança temporária e necessária devido ao feriado. O mais importante é que os valores do BPC continuarão a ser pagos como programado. Os beneficiários que tiverem dúvidas adicionais devem entrar em contato com o INSS para obter mais informações.