Os brasileiros interessados em obter a nova versão do RG já podem iniciar o processo junto ao órgão responsável em seus respectivos estados.
No entanto, é fundamental estar atento ao período de disponibilidade da isenção para garantir o benefício da gratuidade durante a emissão.
A partir deste ano, tornou-se obrigatório que os estados ofereçam aos cidadãos a oportunidade de adquirir o novo RG.
Desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação, este documento é uma evolução significativa na identificação dos brasileiros. Afinal, proporciona maior segurança, praticidade e abrangência em sua utilização.
Enfim, confira abaixo todas as informações essenciais que reunimos para facilitar o seu acesso ao novo RG e aproveite esta oportunidade para garantir o seu documento de identificação atualizado e aprimorado.
Até quando a emissão gratuita do novo RG estará disponível?
Se você é brasileiro e ainda não fez a emissão do novo RG, não se preocupe – há bastante tempo para isso! O documento atual ainda está válido, então você pode continuar utilizando-o sem problemas.
Entretanto, como mencionamos anteriormente, foi lançada uma versão mais moderna e eficiente, e você está convidado a trocar quando desejar.
Mas, você pode estar se perguntando: até quando posso fazer essa troca gratuita? Aqui estão os detalhes:
- O novo RG só se tornará obrigatório a partir de 2032, então você tem um bom tempo pela frente;
- Até essa data, a troca é opcional e gratuita para os brasileiros;
- A cobrança só será implementada a partir da segunda renovação do documento.
Isso significa que todos os brasileiros têm direito à primeira via e à renovação do RG sem custo algum. Somente após a segunda troca serão aplicadas taxas, mas até o momento o governo não divulgou os valores.
Portanto, se você ainda não fez a emissão do novo RG, aproveite esse período de gratuidade e modernize sua documentação quando lhe for conveniente.
Mantenha-se atento a futuras atualizações sobre os custos e prazos para garantir que você esteja sempre em conformidade com as regulamentações.
Você pode se interessar em ler também:
Passo a passo para emitir o novo RG, também conhecido como CNI
O novo RG, agora denominado Carteira Nacional de Identificação (CNI), é uma versão modernizada e atualizada do documento de identidade brasileiro. Para obtê-lo, siga os passos abaixo:
- Antes de tudo, agende seu atendimento no órgão responsável pela emissão de documentos no seu estado;
- Geralmente, isso pode ser feito online, por telefone ou pessoalmente, dependendo da disponibilidade do serviço;
- Posteriormente, reúna os documentos necessários: certidão de nascimento (ou casamento, se aplicável) e seu RG atual. Além disso, leve consigo todos os registros que deseja incluir na CNI, como mudança de nome, estado civil, entre outros;
- No local de atendimento, será tirada uma nova foto 3×4 para constar no seu novo documento. Geralmente, o próprio ponto de emissão oferece esse serviço;
- Em seguida, efetue o pagamento da taxa exigida para a emissão da CNI. O valor pode variar de acordo com o estado e as especificações do documento;
- Após o processo de emissão, aguarde a entrega da sua nova CNI no endereço fornecido durante o atendimento.
Além disso, para aqueles que preferem a versão online, é possível emitir o RG pelo aplicativo do Gov.br, após a impressão da versão física.
O que mudou no novo prazo de validade da carteira de identidade
Recentemente, uma série de alterações impactou o prazo de validade da Carteira Nacional de Identidade (CNI), afetando não apenas os idosos, mas também todos os cidadãos.
Agora, além dos idosos, os cidadãos em geral também desfrutarão de prazos de validade estendidos para suas CNIs.
Uma mudança particularmente notável é a consideração das necessidades das crianças, cujas identidades podem mudar rapidamente devido ao desenvolvimento físico contínuo.
Aqui está um resumo das novas diretrizes:
- Crianças de 0 a 12 anos incompletos terão uma validade de 5 anos para suas CNIs. Isso reconhece a rápida evolução de sua aparência física e a importância de manter informações atualizadas;
- Para indivíduos com idades entre 12 e 60 anos incompletos, o prazo de validade será estendido para 10 anos. Isso oferece um período mais longo de conveniência antes que a renovação seja necessária;
- Acima de 60 anos, a validade do novo RG será indefinida, eliminando a necessidade de renovações periódicas para os idosos.
É importante observar que existem circunstâncias em que o prazo de validade pode ser ignorado e a renovação do RG torna-se necessária. Isso inclui situações como perda ou roubo do documento, mudança de nome, mudança de sexo ou inclusão de sobrenome.