Situação de calamidade no Rio Grande do Sul
No estado do Rio Grande do Sul, as intensas chuvas dos últimos dias geraram uma situação crítica, com enchentes atingindo níveis alarmantes.
Em 1º de maio, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado urgente alertando a população sobre o risco de inundação do Rio Taquari e recomendando a desocupação das áreas de perigo.
Consequentemente, moradores de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado foram aconselhados a deixar suas residências e buscar refúgios públicos ou locais seguros.
De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Defesa Civil em 3 de maio, a magnitude dos estragos causados pelas enchentes é a seguinte:
- 235 municípios afetados
- 351.639 pessoas impactadas
- 17.087 pessoas desalojadas
- 7.165 pessoas em abrigos
- 74 pessoas desaparecidas
- 56 pessoas feridas
- 31 óbitos
Liberação de benefícios
Compreendendo a gravidade da situação e a urgência de fornecer suporte financeiro às vítimas das enchentes, o Ministério da Previdência Social e o INSS adotaram uma medida crucial.
Decidiram antecipar o benefício do INSS no Rio Grande do Sul, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), conforme estabelecido na Portaria Conjunta INSS/MPS Nº 46, de 3 de maio de 2024.
Por meio dessa iniciativa, os pagamentos dos benefícios previdenciários previstos para junho serão efetuados junto com os de maio.
Bolsa Família antecipado no Rio Grande do Sul
Devido à situação de calamidade no estado do Rio Grande do Sul causada pelos fortes temporais, o governo anunciou que o saque do Bolsa Família para os beneficiários das cidades afetadas será antecipado e facilitado.
As famílias que necessitam de ajuda devido aos impactos dos temporais poderão sacar o benefício do Bolsa Família sem a necessidade de cartão ou documentos, especialmente para aqueles que perderam esses itens.
Para realizar o saque, será exigida apenas uma Declaração Especial de Pagamento emitida pela prefeitura do município afetado.
O pagamento unificado do Bolsa Família para os beneficiários nessas circunstâncias ocorrerá no primeiro dia de pagamento programado no calendário do Bolsa Família, que neste mês é em 17 de maio.
Quando será possível fazer o saque?
Em virtude da situação no estado do Rio Grande do Sul, o pagamento do benefício do Bolsa Família será unificado para os beneficiários afetados.
Eles receberão no primeiro dia de pagamento estabelecido no calendário, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS). No mês atual, o primeiro dia de pagamento é em 17 de maio.
Dúvidas Frequentes
Quando ocorrerá a antecipação do benefício do INSS no Rio Grande do Sul?
O benefício do INSS referente ao mês de junho será antecipado junto com o pagamento de maio.
Quais tipos de benefícios do INSS serão antecipados?
Além das aposentadorias, também serão antecipados os benefícios de pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
É necessária alguma documentação para a antecipação do benefício do INSS no Rio Grande do Sul?
Não, não é necessária nenhuma documentação para a antecipação do benefício do INSS no Rio Grande do Sul. Isso será feito automaticamente para os beneficiários impactados pelas enchentes.