Neste momento em que os olhos do Brasil estão voltados para o Rio Grande do Sul, outro estado da federação, o Maranhão, também está buscando ajuda devido às fortes chuvas que têm castigado a região. Essa situação terá um impacto direto no recebimento do Bolsa Família neste mês de maio.
Como regra geral, o governo federal costuma antecipar os pagamentos deste programa social para os usuários que residem em cidades que estão em situação de calamidade pública ou emergência. Essa medida visa garantir uma ajuda mais rápida para as pessoas que necessitam do dinheiro urgentemente.
Bolsa Família antecipado
Na última semana, o governo federal confirmou a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família para 330 cidades no Rio Grande do Sul que estão enfrentando essa situação.
Agora, há expectativa de anúncio de antecipação também para os beneficiários que residem nas 30 cidades do Maranhão em estado de emergência.
Aqui está a lista de municípios maranhenses oficialmente nessa situação, que poderão receber o Bolsa Família de forma antecipada em maio:
- Formosa da Serra Negra
- São Roberto
- São João do Sóter
- Tuntum
- Monção
- Pindaré-Mirim
- Conceição do Lago Açu
- Lago da Pedra
- Lagoa Grande do Maranhão
- Carutapera
- Governador Nunes Freire
- Boa Vista do Gurupi
- Trizidela do Vale
- Cantanhede
- Palmeirândia
- Bacabal
- Jenipapo dos Vieiras
- Cachoeira Grande
- Buriticupu
- Arari
- Satubinha
- Anapurus
- Grajaú
- Colinas
- Matões do Norte
- Pedro do Rosário
- Peri Mirim
- Tufilândia
- Barra do Corda
- Barreirinhas
Segundo a Defesa Civil local, mais de mil famílias maranhenses estão desabrigadas e quase 3 mil estão desalojadas. A Defesa Civil também emitiu alguns alertas à população:
- Alertar os vizinhos sobre os perigos e, se possível, convencer as pessoas que moram em áreas de risco a deixarem suas casas durante as chuvas.
- Se precisar retirar algo de casa após a inundação, pedir ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros.
- Guardar documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido.
- Evitar o uso de equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, devido ao risco de choque elétrico ou curto-circuito.