Sobre a revisão cadastral do Bolsa Família
Desde a reformulação do Bolsa Família, o Governo Federal, em parceria com o MDS, implementou a política de revisão cadastral dos beneficiários.
Por meio dessa iniciativa, os órgãos competentes realizam a análise dos cadastros para identificar possíveis fraudes e inconsistências. Aqueles que não atendem aos critérios do programa têm seus benefícios bloqueados.
No entanto, a partir deste mês, as verificações para os residentes do Rio Grande do Sul serão suspensas. Ao todo, 252 mil pessoas que haviam sido convocadas para atualizar o cadastro estarão dispensadas desse procedimento.
“Essa medida tem como objetivo garantir os pagamentos de benefícios e evitar repercussões que possam resultar na suspensão dos pagamentos, como bloqueios e cancelamentos”, divulgou o MDS.
A suspensão da revisão cadastral no estado gaúcho será mantida até dezembro de 2024, assegurando a renda mensal para todos os beneficiários sem o risco de perderem o benefício.
Suspensões
Antecipação do Bolsa Família
NOVO ADICIONAL
Em breve, beneficiários do programa Bolsa Família poderão receber um novo complemento dentro do sistema do programa social.
Essa é a ideia em estudo no Ministério da Fazenda e na Casa Civil neste momento. A informação foi divulgada por veículos de imprensa nesta sexta-feira, 10.
Segundo informações de bastidores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria solicitado a criação desse complemento e delegado essa missão aos ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e da Casa Civil, Rui Costa (PT).
No entanto, uma decisão ainda não foi tomada. Ainda há discussões em andamento sobre o valor a ser pago e de onde esse dinheiro poderia ser realocado.
Uma definição precisa ser alcançada até o início da próxima semana para que os pagamentos do complemento possam ser iniciados já no próximo dia 17.