A revisão de aposentadoria do INSS é um procedimento que permite ao aposentado aumentar o valor do seu benefício caso seja identificado algum erro no cálculo realizado pela Previdência Social.
Estima-se que cerca de três em cada dez aposentadorias concedidas pelo INSS podem estar sujeitas a revisão devido a possíveis equívocos no cálculo realizado.
Como funciona a revisão de aposentadoria?
Quando solicitada, o INSS realiza uma nova análise do benefício já concedido ao segurado. Durante esse processo, o INSS recalcula o valor do benefício para verificar se o aposentado ou pensionista não está sendo prejudicado por erros no cálculo inicial.
Se for identificada uma diferença, seja para aumentar ou diminuir o valor do benefício, o aposentado será informado e o INSS corrigirá o erro.
Além da revisão de aposentadoria, é possível solicitar revisões em outros benefícios concedidos pela Previdência Social. O segurado também tem o direito de cobrar eventuais diferenças de valores retroativos que sejam devidos.
Quem pode solicitar?
Podem solicitar a revisão de aposentadoria os aposentados do INSS que identificarem algum erro ou discordarem do valor calculado pela Previdência Social.
É fundamental ressaltar que existe um prazo limite para fazer essa solicitação, estabelecido em 10 anos após a concessão do benefício.
Após esse período, o beneficiário perde o direito de requerer qualquer alteração ou correção no cálculo de sua aposentadoria.
Tipos de revisão de aposentadoria
Sim, a revisão de aposentadoria pode resultar na diminuição do benefício ou até mesmo no seu corte, caso seja identificado algum erro no cálculo inicial.
Antes de solicitar uma revisão, é crucial considerar todos os aspectos e possíveis consequências para garantir que a ação seja realizada de forma consciente e informada.