Está confirmado! O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou nesta terça-feira (28), que um total de 34.196 famílias gaúchas afetadas pelas chuvas no estado irão receber no primeiro lote de pagamento do Auxílio Reconstrução.
Assim, cada família irá receber o valor de R$ 5.100 ainda nesta semana.
Para tanto, elas foram cadastradas pelas prefeituras no sistema do governo federal e um integrante da família validou as informações.
Auxílio Reconstrução na conta
Conforme o ministro, a lista com os nomes das famílias já foi enviada à Caixa Econômica Federal, que fica responsável pelo pagamento do benefício.
“Tão logo as pessoas validem as informações das famílias, no prazo de 48 horas, esse dinheiro vai estar na conta”, informou Pimenta, em entrevista à imprensa em Porto Alegre, ao lado de demais ministros do governo federal.
Inclusive, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, de 20 de maio até a manhã desta segunda-feira (27), 75.213 registros foram enviados pelas prefeituras no sistema do Auxílio Reconstrução.
Desses, 44.592 tiveram o pagamento autorizado após checagem dos cadastros enviados, sendo que 42.572 são de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Ainda mais, a prefeitura de Porto Alegre encaminhou o cadastro de 24.516 famílias residentes no município nesta terça-feira, sendo que o prazo foi iniciado no dia 20 de maio.
Qual o trâmite do benefício?
Vamos lá! Para a liberação do Auxílio Reconstrução, é necessário cumprir três fases:
- Prefeituras: São responsáveis por enviar ao governo federal dados sobre as localidades atingidas e das famílias desalojadas ou desabrigadas no site do Auxílio Reconstrução;
- Famílias: A pessoa identificada como responsável pela família beneficiada precisará confirmar, desde o dia 27 de maio, o cadastro no site. É preciso acessar o botão ‘Sou Cidadão’ pela conta registrada no site Gov.br, com o login e senha cadastrados. Caso haja erro de cadastro, as prefeituras deverão receber os cidadãos para corrigir dados, como CPF, endereço ou nome;
- Pagamento: a Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta.
Preciso abrir uma conta específica para o Auxílio Reconstrução?
Não, as famílias não precisam abrir contas no banco. Isso porque a Caixa identificará se o responsável já tem conta poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente.
Contudo, caso o beneficiário não tenha conta, o próprio banco se encarregará de abrir uma Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio.
Desse modo, depois, o valor poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
Com informações da Agência Brasil
Eu perdi minha casa na água na pobreza perdi tudo que tinha perdi a minha loja preciso ganhar entendeu sofri demais e eu quero amar ajuda apoio 😢
A rua Humaitá