O Bolsa Família de maio entrou em execução no dia 17. Com isso, já está na reta final, bem próximo à conclusão dos depósitos.
Ainda assim, tivemos algumas particularidades que provocaram mudanças no calendário e ao longo deste texto, você ficará por dentro dessas atualizações.
Boa leitura!
Bolsa Família de maio
Em primeiro lugar, como todo mundo já deve saber, o Bolsa Família de maio foi antecipado para as famílias em situação de emergência e calamidade pública. Em especial, contempla os moradores do Rio Grande do Sul.
Dessa forma, já no primeiro dia do calendário de pagamentos, os beneficiários da região puderam ter acesso ao dinheiro, independentemente do dígito final do Número de Identificação Social (NIS) que, em geral, serve como regra para escalonar os repasses.
Além disso, nesta quinta-feira (30), por conta do feriado de Corpus Christi em muitas localidades do país, não teremos um novo grupo contemplado com o pagamento do Bolsa Família de maio.
No entanto, o mesmo retorna normalmente nesta sexta-feira (31), fechando os repasses deste mês.
Calendário do Bolsa Família
Acompanhe a programação:
- NIS de final 1 – 17 de maio;
- NIS de final 2 – 20 de maio;
- NIS de final 3 – 21 de maio;
- NIS de final 4 – 22 de maio;
- NIS de final 5 – 23 de maio;
- NIS de final 6 – 24 de maio;
- NIS de final 7 – 27 de maio;
- NIS de final 8 – 28 de maio;
- NIS de final 9 – 29 de maio;
- NIS de final 0 – 31 de maio.
Novo grupo beneficiado com o Bolsa Família de maio
Por fim, para completar as atualizações sobre o Bolsa Família de maio, cabe mencionar que um total de 21.681 famílias do Rio Grande do Sul, por meio da iniciativa de Busca Ativa do programa social, entraram na folha de pagamentos.
E mais, receberam de imediato nesta quarta-feira (29).
A saber, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou o repasse extra de R$ 15,6 milhões para atender esses domicílios. O valor do benefício médio para cada uma das novas famílias é de R$ 719,10.
O recurso contempla municípios de todas as regiões. A capital Porto Alegre concentra o maior número de novos beneficiários, com 4.930 famílias habilitadas. Em Canoas, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes, são 1.182 famílias. Capão da Canoa, região litorânea, também tem números expressivos, com 1.107 famílias localizadas pela busca ativa do MDS.
“A folha extra do benefício é possível graças à busca ativa, pela qual conseguimos chegar a essas pessoas que tanto precisam de ajuda. É mais uma ação do Governo Federal para amenizar os impactos das fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul”, destacou o ministro Wellington Dias, titular do MDS.