Com a recente aprovação do Auxílio Reconstrução, 34 mil famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul têm a oportunidade de receber esse importante suporte financeiro.
No entanto, para que isso ocorra, é essencial que os beneficiários confirmem os dados enviados pelas prefeituras. A seguir, saiba como confirmar os dados do Auxílio Reconstrução, conheça as regiões contempladas e outras informações relevantes.
O que é o Auxílio Reconstrução?
O Auxílio Reconstrução é um benefício assistencial do Governo Federal destinado a auxiliar famílias desalojadas e desabrigadas devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
Além disso, desde a última terça-feira, 28/05, famílias de Porto Alegre, Roca Sales, Cruzeiro do Sul e São Jerônimo estão recebendo o Cartão do Pix Rio Grande do Sul, que concede acesso ao benefício proveniente de doações via Pix.
Quem tem direito ao Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil?
Famílias desalojadas e desabrigadas que foram obrigadas a deixar suas residências, temporária ou permanentemente, nos municípios em situação de calamidade do RS têm direito ao Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil.
Auxílio Reconstrução distribuído por regiões do RS
O Auxílio Reconstrução será distribuído em várias cidades do RS, abrangendo:
- Feliz
- Triunfo
- Colinas
- Canoas
- Rolante
- Lajeado
- Imigrante
- Harmonia
- Arambaré
- Sapiranga
- Bom Princípio
- Dois Lajeados
- Nova Bassano
- Cruzeiro do Sul
- Sapucaia do Sul
Para conferir os nomes de todas as cidades que serão contempladas, basta acessar este link.
Quais são os critérios para receber o Auxílio Reconstrução no RS?
O Auxílio Reconstrução RS é destinado às famílias cujas residências foram prejudicadas pelas enchentes, forçando-os a deixar suas casas de forma temporária ou permanente devido às intensas chuvas que atingiram o estado.
O cadastramento das pessoas elegíveis para receber o auxílio no RS foi realizado pelas prefeituras de cada cidade afetada, que enviaram os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas ao governo federal.
Como Realizar o Cadastro para o Auxílio Reconstrução?
Primeiramente, o responsável pela família deve acessar o aplicativo gov.br e confirmar os dados fornecidos pela prefeitura.
Após a confirmação, a Caixa Econômica Federal realizará o pagamento diretamente em uma conta existente ou abrirá uma nova conta para o beneficiário, que poderá acessar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem.
Como será efetuado o pagamento do auxílio no estado do RS:
- As prefeituras encaminham os dados familiares dos afetados ao governo federal.
- O responsável pela família confirma os dados por meio da plataforma gov.br.
- Os dados são encaminhados ao órgão pagador do benefício, que é a Caixa Econômica Federal.
- O pagamento é depositado na conta cadastrada ou é aberta uma Poupança Social Digital em nome do titular.
A Poupança Social Digital é uma conta sem custos criada pela Caixa, utilizada para diversos fins, incluindo o anterior auxílio emergencial durante a pandemia, o Bolsa Família, entre outros benefícios sociais e assistenciais.
Esta conta pode ser acessada através do aplicativo Caixa Tem, utilizando o CPF e a senha definida pelo beneficiário.
A data de pagamento será determinada pelo envio das informações de cada cidade, bem como pelo processamento e confirmação dos dados pela família.
Portanto, quanto mais rapidamente esses procedimentos forem concluídos, mais rápido a família receberá o pagamento.
Quando será efetuado o pagamento do benefício?
O pagamento será realizado em três fases, conforme detalhado abaixo:
Na primeira fase, as prefeituras dos municípios afetados serão responsáveis por enviar ao Governo Federal informações sobre as áreas atingidas e as famílias desalojadas ou desabrigadas.
Para essa coleta de dados, serão disponibilizadas planilhas específicas no site oficial. Esse processo teve início em 22 de maio e será conduzido exclusivamente por funcionários capacitados a utilizar o sistema do Governo – transfere.Gov.
Na segunda fase, após a identificação pelas prefeituras, cada pessoa responsável por uma família deverá confirmar os dados no site oficial, utilizando sua senha gov.br a partir de 27 de maio.
Caso seja necessário corrigir informações cadastradas, as prefeituras estarão disponíveis para atendimento presencial. Os dados confirmados serão cruzados com outros cadastros governamentais para validação.
Finalmente, na terceira fase, a Caixa Econômica Federal realizará o depósito do auxílio diretamente na conta do responsável pela família.
Caso o beneficiário não possua uma conta na Caixa, será aberta automaticamente uma Poupança Social Digital, acessível por meio do aplicativo Caixa Tem. O Governo tem expectativa de que os primeiros pagamentos sejam efetuados ainda este mês, dependendo da agilidade no envio e na confirmação dos dados.
Informações adicionais sobre o Auxílio Reconstrução:
- Não é necessário que o titular abra uma conta bancária para receber o benefício.
- Ser beneficiário do Bolsa Família não impede o recebimento do Auxílio Reconstrução, desde que a família esteja dentro das regras estabelecidas.
- Estar recebendo o seguro-desemprego também não impede o recebimento do benefício.
- Não é necessário possuir cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) para receber o valor.
- Cada família pode receber o montante apenas uma vez.
O auxílio do Rio Grande do Sul é uma medida do governo para minimizar os impactos das enchentes de 2024, que afetaram quase todo o estado.
Segundo o governo, o valor de R$ 5.100,00 pode ser utilizado pela família da forma que considerar melhor, visando melhorar suas condições nesse momento de grande necessidade.