Atenção para o mais novo alerta da Caixa Econômica Federal sobre golpe! Veja só, se você recebeu uma mensagem com um link para atualização dos dados bancários da sua conta no banco, ligue o radar.
A saber, você não é o único nessa situação, mas é preciso muita cautela, visto que atualmente não existe nenhuma operação do banco em andamento neste sentido.
Por isso, siga a leitura para acompanhar mais detalhes sobre o tema.
CAIXA alerta para o novo golpe
Em linhas gerais, o golpe em questão funciona de maneira simples, mas consegue enganar muita gente.
Na prática, funciona assim. Os criminosos se passam por agentes da Caixa Econômica Federal e enviam links falsos para os correntistas do banco.
Então, no envio do referido link, eles argumentam que o cidadão precisa clicar no texto para atualizar os seus dados bancários. Ainda mais, ameaçam sobre graves consequências para a conta, caso o procedimento não seja realizado.
No entanto, com esses pequenos cliques que parecem inocentes, os criminosos conseguem roubar dados importantes do cidadão, que passa a ter a sua conta vulnerável.
Golpe no Rio Grande do Sul
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), infelizmente, vários criminosos estão se aproveitando da onda de solidariedade que tomou conta do país nos últimos dias para aplicar uma série de golpes nas doações que são enviadas ao Rio Grande do Sul.
Por meio de nota, a Febraban solicita que os doadores não deixem de fazer as suas doações por medo, pois é um momento de calamidade.
Contudo, destaca que ao realizar uma transferência por PIX, por exemplo, é importante verificar se os dados dos pagamentos são de fato os mesmos que foram informados por quem vai receber o dinheiro.
Além disso, outra dica importante é desconfiar dos links falsos, tal como foi o alerta da CAIXA.
Isso porque alguns criminosos estão enviando links para realização de supostas doações para pessoas e animais que estão passando por dificuldades no Rio Grande do Sul.
Dessa forma, ao receber um link com esta indicação, a dica é não clicar, e optar por doar de uma outra maneira, de fonte confiável.
Governador se pronunciou
O governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), orientou que é preciso tomar cuidado no momento de realizar o PIX.
“No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, disse ele.
Entretanto, veja a importância destas doações!
De acordo com Eduardo Leite, cerca de R$ 38 milhões já foram doados ao Rio Grande do Sul por meio deste canal.
Os valores vêm sendo creditados tanto por pessoas físicas, como também por pessoas jurídicas. Segundo o governo local, todo o valor arrecadado será direcionado para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias.