Bolsa Família chega antes!
Infelizmente, acompanhamos todo o cenário de fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, e a situação de calamidade que se instalou. Sendo assim, o Governo Federal se mobiliza para oferecer um suporte imediato e medidas de reconstrução para as famílias afetadas.
Na prática, entre as ações anunciadas estão a criação de um auxílio emergencial específico para os gaúchos (Auxílio Reconstrução), o aumento do valor do Bolsa Família na região e a liberação de crédito extraordinário para os ministérios responsáveis pelo atendimento às vítimas.
Bolsa Família antecipado
Da mesma forma como ocorreu na rodada do mês de maio, na primeira data do calendário do Bolsa Família de junho, as famílias do Rio Grande do Sul já poderão ter acesso ao benefício. E isso, qualquer que seja o seu dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Para as demais famílias beneficiárias, é preciso respeitar o escalonamento a seguir:
- NIS de final 1 – 17 de junho (liberação antecipada no dia 15);
- NIS de final 2 – 18 de junho;
- NIS de final 3 – 19 de junho;
- NIS de final 4 – 20 de junho;
- NIS de final 5 – 21 de junho;
- NIS de final 6 – 24 de junho (liberação antecipada no dia 22);
- NIS de final 7 – 25 de junho;
- NIS de final 8 – 26 de junho;
- NIS de final 9 – 27 de junho;
- NIS de final 0 – 28 de junho.
Vale detalhar que existe um outro tipo de antecipação. A saber, as pessoas que estão programadas para receber em uma segunda-feira, têm o valor liberado no aplicativo Caixa Tem no sábado anterior e, assim, já podem utilizar o saldo para realizar o pagamento de boletos ou transferir para outras contas.
Aumento do valor do Bolsa Família
O governo avalia um acréscimo do valor das parcelas do Bolsa Família para os gaúchos já inscritos no programa.
Além disso, a inclusão de novos beneficiários por um período determinado está sendo considerada.
Atualmente, cerca de 620 mil famílias no estado recebem, em média, R$ 672,74 pelo benefício.
Prioridade à responsabilidade fiscal
O governo garante que, mesmo diante da necessidade urgente de assistência às vítimas, a responsabilidade fiscal do país permanecerá como prioridade.
As medidas serão tomadas com o devido planejamento e controle dos gastos públicos.
Suspensão da revisão cadastral
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou a suspensão das ações de averiguação e revisão cadastral do Bolsa Família no estado até dezembro.
Em suma, essa medida visa garantir a continuidade dos pagamentos do benefício e evitar interrupções para as famílias já cadastradas.