Os beneficiários do programa Pé-de-Meia têm uma oportunidade imperdível para dar um passo importante em direção ao ensino superior.
Até esta sexta-feira, dia 07, é possível se inscrever gratuitamente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada para universidades em todo o Brasil.
Esta iniciativa visa facilitar o acesso à educação para aqueles que fazem parte do Pé-de-Meia, oferecendo a chance de participar do Enem sem custos. Neste artigo, explicamos detalhadamente como realizar a inscrição e aproveitar esta oportunidade.
Inscrições para o Enem 2024
O Enem é um dos critérios para receber o benefício do programa Pé-de-Meia, que oferece uma parcela de R$ 200,00 como incentivo financeiro-educacional.
Este programa visa garantir a permanência e conclusão escolar dos estudantes matriculados no ensino médio público. O benefício leva em conta a matrícula, frequência, conclusão e participação em exames educacionais.
Após finalizar a inscrição no site oficial do Enem, a Página do Participante gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa de R$ 85,00, destinada àqueles que não obtiveram isenção.
Este boleto ficará disponível apenas após o login no sistema gov.br. A taxa de inscrição pode ser paga até o dia 12 de junho, utilizando diversos métodos, como boleto bancário, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa foram divulgados em 24 de maio, juntamente com as justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos isentos.
Inclusão e atendimento especializado
Os alunos que necessitam de atendimento especializado ou tratamento por nome social devem preencher os dados na Página do Participante e selecionar as opções aplicáveis. As modalidades de atendimento especializado incluem:
- Surdocegueira
- Visão monocular
- Transtorno do espectro autista
- Dislexia
- Gestante
- Lactante
- Baixa visão
- Deficiência auditiva
- Deficiência intelectual
- Déficit de atenção
- Estudante em situação de classe hospitalar
- Cegueira
- Surdez
- Discalculia
- Deficiência física e outras condições específicas
Para mais informações sobre como realizar a inscrição, acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Quando serão aplicadas as provas do Enem 2024?
As provas do Enem 2024 estão programadas para serem aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro de 2024.
As provas do Enem 2024 seguirão o formato tradicional do exame, que é dividido em quatro áreas de conhecimento, além de uma redação. Elas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, cada um com um conjunto específico de matérias. Veja como elas funcionam:
Primeiro domingo:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
- Língua Portuguesa
- Literatura
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Artes
- Educação Física
- Tecnologias da Informação e Comunicação
- Ciências Humanas e suas Tecnologias:
- História
- Geografia
- Filosofia
- Sociologia
- Redação:
- Os candidatos devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema fornecido na hora da prova.
Segundo domingo:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
- Química
- Física
- Biologia
- Matemática e suas Tecnologias:
- Questões de matemática abrangendo diversos conteúdos do ensino médio.
Funcionamento das Provas:
- Formato: As provas são compostas por questões de múltipla escolha.
- Duração:
- No primeiro domingo, os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para completar a prova de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação.
- No segundo domingo, os candidatos têm 5 horas para completar a prova de Ciências da Natureza e Matemática.
- Pontuação: As provas são corrigidas usando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração não só o número de acertos, mas também a coerência das respostas.
O Enem é utilizado para diversas finalidades, como ingresso em universidades públicas (pelo Sisu), bolsas em instituições privadas (pelo Prouni), e acesso a financiamento estudantil (pelo Fies), além de servir como certificação de conclusão do ensino médio para quem não concluiu na idade regular.
Calendário de Pagamento do Pé-de-Meia
O valor será depositado em uma conta digital da Caixa Econômica Federal, aberta automaticamente em nome do estudante. O calendário de pagamento segue a ordem do mês de nascimento do aluno. Veja abaixo:
- Janeiro e fevereiro: 27 de maio
- Março e abril: 28 de maio
- Maio e junho: 29 de maio
- Julho e agosto: 30 de maio
- Setembro e outubro: 03 de junho
- Novembro e dezembro: 04 de junho