A Caixa Econômica Federal lançou o Programa Emergencial de Acesso a Crédito Solidário – FGI SOLIDÁRIO. O produto, disponível a partir desta segunda-feira (3), é voltado exclusivamente para as empresas que tiveram perdas materiais decorrentes dos eventos climáticos extremos ocorridos em abril e maio de 2024.
A saber, o crédito possui garantia do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI).
Crédito Solidário
Na prática, o público-alvo são as empresas de todos os portes que tenham sede em municípios do Rio Grande do Sul que tiveram estado de calamidade pública ou emergência reconhecido pelo Poder Executivo Federal, conforme Portaria nº 1.467/2024.
Então, a linha é destinada a empresas com receita bruta anual, em 2023, de até R$ 300 milhões. Ainda mais, o valor máximo a ser tomado depende de avaliação de crédito, sendo limitado a R$ 10 milhões.
Além disso, o empréstimo conta com até 24 meses de carência, e com taxas de juros a partir de 1,18% a.m. As operações são isentas do pagamento da tarifa de Encargo de Constituição de Garantia (ECG), bem como de tarifas de contratação.
Como contratar?
Para ter acesso ao crédito solidário, os interessados devem procurar qualquer agência da CAIXA na região. Outras informações estão disponíveis no site da CAIXA.
Medidas de apoio a Rio Grande do Sul
Acompanhe as medidas de apoio ao povo gaúcho, além do crédito solidário:
- Estrutura do banco para instalação do escritório de monitoramento do Governo Federal;
- Pagamento antecipado do Bolsa Família e do Abono Salarial, com atendimento em 17 agências no fim de semana;
- Operacionalização do pagamento do Auxílio Reconstrução;
- Pronampe Solidário para empresas;
- Apoio técnico para dar celeridade ao Saque-Calamidade;
- Atendimento humanizado à população nos abrigos;
- Direcionamento de cinco caminhões-agência para atendimento à população;
- Condições especiais no crédito;
- Suporte com envio de especialistas em habitação, FGTS e governo;
- Doação de móveis CAIXA para os municípios atingidos;
- Pagamento da ampliação do benefício do Seguro-Desemprego aos trabalhadores com domicílio em situação de calamidade pública;
- Antecipação do pagamento do INSS de junho para maio;
- Apoio técnico no levantamento de danos e custos para recuperação de obras e edificações atingidas.
- Prorrogação de operações de custeio e investimento, conforme necessidade.
- Linhas de Pronaf e Pronampe com desconto de até 25 mil e 50 mil, respectivamente, entre outras.
Canais de atendimento
Vale destacar que a CAIXA oferece diversos canais de atendimento para maior comodidade de seus clientes, como o Alô CAIXA, pelo 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões), Internet Banking CAIXA e os aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, FGTS, dentre outros.
Fonte: Caixa Econômica Federal