Um time de 42 voluntários de diversas cidades vai reforçar a busca ativa do Cadastro Único e Bolsa Família no Rio Grande do Sul.
Em resposta à crise humanitária enfrentada pelos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mobilizou uma força-tarefa para localizar e inscrever pessoas em situação de vulnerabilidade no CadÚnico.
Ainda mais, os profissionais também farão o trabalho de atualização cadastral e de informar a população sobre os programas sociais.
Força-tarefa do Cadastro Único
Durante a reunião com os voluntários na sede do MDS, o ministro em exercício, Osmar Júnior, destacou o papel da solidariedade do povo brasileiro.
“Faço o registro da minha imensa alegria de ver de perto e perceber o sentimento de solidariedade que existe no Brasil e que vocês, neste momento, estão representando de forma viva”, disse.
“O Cadastro Único é uma política pública extremamente importante. Porque nos permite atuar de forma dirigida para atender os que mais sofrem durante uma crise como essa, pois tem uma parcela da população que sofre mais”, destacou Osmar Júnior.
A secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), Letícia Bartholo, detalhou a ação.
“Hoje é o dia de receber aqui no MDS os 42 entrevistadores do Cadastro Único. Voluntários de várias cidades do Brasil que vão ao Rio Grande do Sul apoiar o estado e os municípios que mais precisam de reforço nas ações de cadastramento, atualização cadastral e repasse de informações à população”.
“Cada entrevistador vai agasalhado, com seu crachá, devidamente formado, com hospedagem e com seu instrumento de trabalho. Além disso, faz parte da nossa força-tarefa do Cadastro Único levar equipamentos de internet, fixa ou móvel, conforme a demanda dos municípios, em uma parceria com o Ministério das Comunicações e com a Embratel”, detalhou Letícia Bartholo.
Parceria
A saber, a Caixa Econômica Federal e a Dataprev também contribuíram para a força-tarefa do Cadastro Único FORSUAS/RS, fornecendo notebooks para os entrevistadores.
Além disso, o Ministério das Comunicações e a Embratel garantiram equipamentos de internet fixa ou móvel para os municípios, conforme a demanda.
Qualidade para o atendimento do Cadastro Único
“Quando a gente vê o Brasil inteiro se unindo, e os trabalhadores da assistência social dos vários cantos desse país juntos, para oferecer uma maior qualidade de atendimento no Cadastro Único, no acesso à proteção das pessoas que foram atingidas, a gente sabe que o estado será reconstruído com o apoio de todos”, pontuou o diretor de Proteção Social Especial do MDS, Régis Espíndola.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS