O Vale Gás é um importante benefício, que ajuda cerca de 5 milhões de famílias. Aliás, agora em junho teremos uma nova rodada de pagamentos, após a pausa de maio, por conta da característica de ser um repasse bimestral. Assim, os beneficiários já respiram aliviados.
Então, além da volta deste depósito, cabe mencionar que pode haver antecipação para as famílias acessarem essa grana.
Continue a leitura e confira os detalhes.
Vale Gás tem pagamentos bimestrais
Como mencionado, os depósitos do Vale Gás ocorrem a cada dois meses.
Em relação ao valor, o governo federal sinaliza que a regra será mantida na rodada de junho.
A saber, originalmente a lei que instituiu o benefício estabelece que o depósito corresponda a 50% do preço médio do gás de cozinha de 13kg no país, considerando os últimos 6 meses.
Então, na gestão anterior, o governo decidiu aumentar o valor do repasse, para uma quantia que representasse 100% da média do produto. E esse “valor em dobro” foi mantido na gestão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda mais, é interessante citar que a apuração dos preços é feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Aliás, para se ter uma ideia do que está por vir no próximo depósito, é valido citar que em abril, o pagamento do Vale Gás no Caixa Tem foi de R$ 102.
Desse modo, já é possível ter em mente um valor base para junho.
Calendário do Vale Gás
Quem não está familiarizado precisa saber que os pagamentos do Vale Gás são realizados com o mesmo cronograma utilizado para o Programa Bolsa Família.
Dessa forma, ficam sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal, e acontecem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Contudo, cabe esclarecer que o governo federal tem liberado o acesso antecipado ao Bolsa Família para aqueles que moram em localidades com situação de emergência e calamidade pública decretados, como no Rio Grande do Sul. Por consequência, o Vale Gás destes beneficiários também pode ser antecipado para o primeiro dia do calendário.
A saber, a confirmação será divulgada em breve.
Para os demais, é preciso seguir essa programação:
- NIS de final 1 – 17 de junho;
- NIS de final 2 – 18 de junho;
- NIS de final 3 – 19 de junho;
- NIS de final 4 – 20 de junho;
- NIS de final 5 – 21 de junho;
- NIS de final 6 – 24 de junho;
- NIS de final 7 – 25 de junho;
- NIS de final 8 – 26 de junho;
- NIS de final 9 – 27 de junho;
- NIS de final 0 – 28 de junho.