O número de famílias gaúchas com direito ao Auxílio Reconstrução foi ampliado. Com a publicação da Medida Provisória N° 1.228, mais 76 municípios do Rio Grande do Sul tiveram a situação de emergência reconhecida e poderão cadastrar as famílias desalojadas ou desabrigadas para receberem o benefício de R$ 5,1 mil. Sendo assim, ao todo, 444 cidades estão com o reconhecimento federal vigente.
Auxílio Reconstrução
Até o momento, 161 mil famílias foram aprovadas no Auxílio Reconstrução. Deste total, 99,8 mil estão com o dinheiro na conta.
“Nossa meta é aprovar cerca de 240 mil famílias e vamos concluir isso nas próximas semanas. Assim, cerca de um milhão de pessoas serão beneficiadas com o auxílio”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Ainda mais, o ministro ressalta que o trabalho das prefeituras é cadastrar os dados das famílias e deve ser contínuo.
“Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso”, completa.
Sobre o benefício
O Auxílio Reconstrução é um apoio financeiro do Governo Federal, no valor de R$ 5,1 mil, para as famílias do Rio Grande do Sul desabrigadas ou desalojadas residentes em áreas efetivamente inundadas, parcial ou totalmente, ou danificadas por enxurradas, ou deslizamentos em decorrência dos eventos climáticos no estado.
Existe alguma regra para o uso do dinheiro?
Não. O Auxílio Reconstrução é uma ajuda do Governo Federal para que as famílias possam retomar as vidas. Dessa forma, as vítimas podem usar o recurso na compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios perdidos nas enchentes. Ainda mais, o dinheiro também pode ser utilizado em pequenas reformas de residências parcialmente destruídas pelo desastre. Portanto, cada família pode utilizar o benefício da forma que achar melhor.
Quem pode receber o Auxílio Reconstrução?
Famílias desalojadas ou desabrigadas residentes em áreas inundadas ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos em decorrência dos eventos climáticos nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal até o dia 7 de junho de 2024.
Confira a lista dos 444 municípios.
Como vou saber se a prefeitura enviou dados da minha família?
Você pode acessar o sistema do Auxílio Reconstrução com a senha do gov.br e verificar se os dados da família foram enviados pela prefeitura.
Serei avisado para confirmar dados para o Auxílio Reconstrução?
Recomendamos que acesse o sistema periodicamente. Além disso, sugerimos que baixe o aplicativo do Gov.Br em seu celular e o mantenha atualizado.
Sou beneficiário, preciso abrir uma conta?
Não. A Caixa Econômica Federal abrirá uma conta poupança social digital automaticamente em nome do beneficiário. Se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro do Auxílio Reconstrução será depositado nessa conta.
Atendo aos requisitos do Auxílio Reconstrução, mas meu nome não consta no sistema, o que faço?
Neste caso, procure a prefeitura do município para que ela envie os dados de sua família para o Governo Federal. Com informações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional
tenho uma criança que estuda de 14 anos não recebi pede meia não recebo Nada fizeram foi suspender o meu benefício e passa muita dificuldade com essa jovem