O Aluguel Social tem como objetivo realizar uma seleção para composição de demanda aberta para as famílias residentes nos munícipios de Goiás, do Programa Para Ter Onde Morar – Lei Estadual Nº 21.186/2021.
Dessa forma, será repassado ao beneficiário o valor de R$ 350,00, mensalmente, para custear a locação de imóvel por tempo determinado.
Aluguel Social
Em resumo, o Programa Aluguel Social será destinado para demanda geral de famílias em vulnerabilidade social e priorização de grupos especiais (pessoas idosas, pessoas com deficiência e vítimas de violência doméstica e familiar assistida por medida protetiva) cuja classificação se dará em consonância com as regras estabelecidas no Edital.
Na prática, o repasse mensal de R$ 350 será concedido por 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período, caso as famílias não consigam evoluir em sua situação socioeconômica.
Ainda mais, as famílias serão acompanhadas periodicamente pela equipe de atendimento social da Agehab.
A proposta do Governo de Goiás é subsidiar locação de imóveis até que as famílias estejam aptas a receber a moradia definitiva.
Como e quem pode participar
Vale destacar que apenas algumas localidades possuem inscrições abertas no momento para o Aluguel Social. Clique aqui para conferir quais são.
Em relação ao perfil, está apto a participar:
- Quem estiver com o Cadastro Único atualizado (para se inscrever, use o número do NIS);
- Quem mora há pelo menos 3 anos na cidade para a qual se inscrever (é necessário apresentar comprovante de endereço);
- Quem não possui imóvel próprio.
Requisitos específicos (tem que comprovar APENAS UM)
- Superendividamento;
- Moradia improvisada;
- Nome negativado no SPC/Serasa;
- Vítima de violência doméstica;
- Idoso;
- Deficiente;
- Família só com pai ou mãe (mãe-solo/monoparental);
- Ter pleiteado imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás e não ter sido contemplado (tem que estar no sistema da Agehab);
- Cadastro em programas sociais do Estado de Goiás;
- Bolsista do Probem ou estudante da UEG.
Tem edital para o Aluguel Social?
Bem importante! Cabe salientar que cada edital é próprio para a cidade. Portanto, selecione a cidade e leia com muita atenção se você se encaixa nas exigências neste link.
Eu tenho casa própria. Posso me inscrever?
Não. O Aluguel Social deve ser usado exclusivamente para arcar com despesas de aluguel. Assim, não pode se inscrever quem já tem imóvel próprio ou financiado.
Meu nome saiu na convocação para entregar documentos. Quais são os eles?
Confira aqui a relação de documentos que vai ter que providenciar para apresentar na convocação do Aluguel Social.
Por fim, cabe esclarecer que a entrega de documentos no site, em formato PDF, ou no Vapt Vupt, com agendamento.
Então, os mesmos serão analisados e aprovados pela equipe. Acompanhe a análise pelo site. Se não aparecer pendência, só aguardar a convocação para receber o benefício.