O mês de junho segue a todo vapor e assim, aumenta ainda mais a expectativa de milhares de brasileiros na busca pela confirmação de uma nova rodada do Auxílio Gás.
Desse modo, cabe te informar que haverá sim um depósito deste benefício que ajuda as famílias em vulnerabilidade social na compra do gás de cozinha. No entanto, o que ainda é um ponto de interrogação é o valor do depósito.
Siga a leitura para conferir os detalhes.
Auxílio Gás teve pagamento em abril
Cabe lembrar que o último depósito do Auxílio Gás foi concluído no dia 30 de abril. Na ocasião, cerca de 5,8 milhões de famílias foram contempladas com o benefício.
Como se sabe, o repasse se norteia pelo preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Então, na referida rodada, a grana extra liberada no Caixa Tem ficou estabelecida em R$ 102.
Periodicidade do benefício
Vale também explicar que a lei que instituiu o Auxílio Gás, de 2021, determina o pagamento do benefício por um período de 5 anos. Então, o repasse segue ao longo de todo o ano de 2024.
Além disso, os depósitos ocorrem a cada 2 meses, com uma transferência em dinheiro que originalmente corresponde a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.
Entretanto, desde a gestão de Bolsonaro, e ao longo de 2023, o pagamento foi em dobro, iniciativa mantida sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Calendário Auxílio Gás em junho
Vale ressaltar que o cronograma utilizado é o mesmo do Programa Bolsa Família, e os depósitos ficam sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
- NIS de final 1 – 17 de junho;
- NIS de final 2 – 18 de junho;
- NIS de final 3 – 19 de junho;
- NIS de final 4 – 20 de junho;
- NIS de final 5 – 21 de junho;
- NIS de final 6 – 24 de junho;
- NIS de final 7 – 25 de junho;
- NIS de final 8 – 26 de junho;
- NIS de final 9 – 27 de junho;
- NIS de final 0 – 28 de junho.
Quem tem direito a receber o Auxílio Gás?
Os critérios de elegibilidade para o Auxílio Gás são:
- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
- Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Contudo, é importante destacar que não existe um cadastro específico e a seleção das famílias beneficiárias do Auxílio Gás é feita diretamente a partir do Cadastro Único.
Dessa forma, o único passo a ser tomado pelos interessados é fazer o cadastro no CRAS da sua cidade.
Como movimentar a grana do Auxílio Gás?
Caso o beneficiário não tenha conta na CAIXA, será aberta automaticamente uma conta Poupança Social Digital em seu nome.
Então, ela pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, onde é possível utilizar o Auxílio Gás para realizar compras com cartão de débito virtual, pagar contas, fazer transferências e também permite o saque sem cartão em lotéricas e terminais de autoatendimento.