É oficial! O número de famílias gaúchas aprovadas no Auxílio Reconstrução chegou a 204,1 mil desde a criação do benefício, no dia 15 de maio.
Vale destacar que o recurso pode ser utilizado da forma que as vítimas acharem melhor.
“As famílias podem comprar cama, geladeira, fogão ou o que acharem mais importante, o critério é delas”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Ele ressalta que o trabalho das prefeituras deve ser contínuo para que mais famílias sejam aprovadas no benefício.
“Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso”, completa.
“É fundamental que as famílias tenham acesso ao dinheiro e comecem a reconstruir a vida o mais rapidamente possível”, finaliza.
Como obter o Auxílio Reconstrução?
Muito bem! Para terem acesso ao valor de R$ 5.100,00 do benefício, em parcela única, as famílias precisam confirmar os dados cadastrados pelas prefeituras no site. Para tanto, devem acessar a página do Auxílio Reconstrução.
Então, após a validação, as informações são enviadas para a Caixa Econômica Federal, que fica responsável pelo depósito.
A previsão é de que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas com o auxílio.
Iniciativa emergencial
O Auxílio Reconstrução foi criado pela Medida Provisória Nº 1.219, editada no dia 15 de maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda mais, a Portaria Nº 1.774, que regulamenta a MP, foi publicada no dia 21 de maio.
Em suma, com o benefício, famílias desalojadas ou desabrigadas garantiram o direito ao valor de R$ 5.100,00 para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes. Ao todo, 444 cidades gaúchas podem solicitar o valor para as famílias.
É preciso abrir uma conta para receber o Auxílio Reconstrução?
Não. A Caixa Econômica abrirá uma conta poupança social digital automaticamente em nome do beneficiário. No entanto, se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro do Auxílio Reconstrução será depositado nessa conta.
Preciso estar no Cadastro Único para receber o benefício?
Não. Para receber o Auxílio Reconstrução, basta a prefeitura informar os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado.
Sou beneficiário do Programa Bolsa Família. Vou receber o Auxílio Reconstrução?
O Auxílio Reconstrução é voltado para famílias que tiveram que deixar suas casas e buscar abrigos ou irem para casa de amigos e parentes devido às chuvas, além de terem perdido parte ou todos os bens.
Sendo assim, os beneficiários do Bolsa Família que estão nessa situação podem receber o repasse. Já aqueles que não estão nessa situação, não são elegíveis para o Auxílio Reconstrução.
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional