O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, dia 12 de junho, o Edital Nº 19, que diz respeito ao processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024.
Ah, você não sabia dessa possibilidade? Então, siga o artigo até o final e confira todos os detalhes.
Boa leitura!
Inscrições para vagas remanescentes do Fies
A saber, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do sistema de seleção do Fies (Fies Seleção), disponível no Portal Acesso Único do MEC.
E atenção! O sistema ficará aberto para os interessados entre os dias 27 de junho e 1º de julho.
Então, o resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 4 de julho de 2024, constituído de chamada única e de lista de espera.
Oportunidade
Vale destacar que a oferta das vagas remanescentes do Fies é destinada exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram.
Ainda mais, os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de “cursando” no momento da inscrição ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.
Além disso, os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes.
Nesses casos, também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.
Instituições de ensino
Para participar da oferta de vagas remanescentes da última edição do Fies, as mantenedoras de instituições de educação superior (IES) devem demonstrar o seu interesse entre 17 e 20 de junho.
Os critérios para a participação das IES estão definidos no mesmo edital que regula a inscrição dos estudantes.
Desenrola Fies
Por fim, é interessante mencionar que o prazo para adesão ao Desenrola Fies, que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil, foi estendido por três meses, até o dia 31 de agosto.
O período para que estudantes tivessem condições especiais para quitar ou estender o prazo de parcelamento das dívidas terminaria no dia 31 de maio.
Em nota, o Comitê Gestor do Fies informou que a baixa adesão e a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul definiram a dilatação do prazo.
Com informações da Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC