Atenção para aqueles que estão em processo de solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A saber, a Agência da Previdência Social (APS) Oiapoque, no Amapá, passará a ofertar perícia conectada aos requerentes de BPC.
Siga a leitura para conferir os detalhes sobre a iniciativa.
Perícia BPC
Veja só! Os atendimentos de perícia médica irão ocorrer nas terças e quintas-feiras, a partir das 7h da manhã.
Ainda mais, os agendamentos podem ser feitos pela Central 135 ou pelo aplicativo ou site ‘Meu INSS’.
Vale destacar que a perícia conectada é o atendimento à distância, online.
Além disso, é preciso deixar claro que a operação ainda está em fase de projeto piloto, com o objetivo de facilitar o atendimento das pessoas, principalmente daquelas que estão à uma longa distância de uma agência do INSS.
Assim, trata-se de uma alternativa para atender os segurados em localidades onde não há perito médico.
“A iniciativa vai facilitar a vida do requerente, porque evitará deslocamentos, transtornos, gastos, além de diminuir o tempo médio de espera para ser atendido. Em resumo, a expectativa é que essa nova forma de atendimento dê muito certo e que facilite realmente o atendimento das pessoas que precisam desse serviço”, ressalta a gerente-executiva do INSS em Macapá, Ana Isabel Romano.
Agilidade
A gerente-executiva destaca que a vantagem é a maior rapidez, já que que os segurados do INSS não precisarão mais se deslocar até Macapá.
Vale lembrar que a avaliação social já está sendo oferecida na mesma modalidade, online por videoconferência.
Oiapoque recebeu uma sala estruturada, voltada para esse serviço em abril deste ano, motivo de orgulho e alegria para todos os servidores envolvidos.
Nesse sentido, Ana Isabel enfatiza a avaliação social remota, na qual o assistente social realiza o atendimento à distância com a teleavaliação.
“O profissional pode estar em qualquer lugar e fazer o atendimento da pessoa que está lá no Oiapoque. Isso é uma alternativa para facilitar o atendimento, encurtar o tempo de espera e dar maior qualidade no atendimento do segurado, que passa a esperar menos tempo para ser atendido”, esclarece a gestora.
Oiapoque, conforme o governo de Amapá, está localizado no extremo norte do Amapá, a 590 quilômetros da capital, Macapá.
O acesso é pela BR-156, também é possível chegar tanto por via fluvial quanto aérea. O município faz limite com a Guiana Francesa, departamento ultramarino da França na América do Sul.
Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, o Oiapoque tem população de 27.482 de habitantes e uma área de 23.034,392 km².
A título de curiosidade, também de acordo com o IBGE, a palavra Oiapoque tem origem tupi-guarany. Trata-se de uma derivação do termo oiap-oca, que significa casa dos Waiãpi.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social