A Caixa Econômica Federal realizou, nesta terça-feira (18), novos pagamentos do Auxílio Reconstrução para as famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul. A saber, o benefício entrou na conta de 7,3 mil famílias.
Aliás, desde o lançamento do auxílio até o momento, o Governo Federal disponibilizou cerca de R$ 854,1 milhões a 167,4 mil famílias, incluindo os pagamentos desta terça (18).
Depósito do Auxílio Reconstrução
Vale ressaltar que os beneficiários não precisam se preocupar em abrir contas para o recebimento do Auxílio Reconstrução.
Isso porque a CAIXA identifica se o responsável familiar já possui conta corrente ou poupança no banco e efetua o crédito automaticamente, sem que seja necessário comparecer à uma agência.
Contudo, caso o beneficiário não tenha conta, a CAIXA se encarrega de abrir, também de forma automática, uma Poupança CAIXA Tem, que poderá ser movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem.
Qual o trâmite do auxílio?
As etapas são essas:
1º As prefeituras cadastram as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviam os cadastros para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR);
2º O responsável familiar entra no site do Auxílio Reconstrução, realiza o login com a senha do portal Gov.Br e faz a confirmação do cadastro;
3º Os dados são cruzados pela Dataprev, que encaminha à CAIXA a folha de pagamentos de forma escalonada, na medida em que as famílias forem sendo cadastradas e confirmadas;
4º A CAIXA efetua o crédito em conta para o beneficiário em até dois úteis após o recebimento da folha.
Como os valores podem ser movimentados?
O saldo do Auxílio Reconstrução pode ser movimentado pelo App CAIXA Tem. Assim, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio das maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.
Além disso, o beneficiário também pode fazer transferências via Pix, além de realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.
Ainda mais, utilizando o aplicativo CAIXA Tem também é possível fazer saques nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de token diretamente no aplicativo.
Inclusive, por conta da situação em que se encontra o estado, a recomendação é que o beneficiário só se dirija a uma agência da CAIXA nas seguintes situações:
- Beneficiário sem acesso ao aplicativo CAIXA Tem;
- Sem cartão para movimentação.
Fonte: Caixa Econômica Federal