Chegou uma confirmação importante! A saber, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já iniciou o pagamento aos aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Assim, é um alívio para milhões de brasileiros que recebem o benefício mensal, cerca de 40 milhões de pessoas.
Repasses do INSS
A rodada de junho dos pagamentos do INSS tem início por aqueles que recebem um salário mínimo. Quem ganha mais que o mínimo até o teto de R$ 7.786,02 este ano, começa a receber somente no dia 1º de julho.
Ainda mais, como de costume, os valores são liberados de acordo com um escalonamento estabelecido pelo Instituto.
Então, para saber em qual dia você receberá a sua parcela, basta verificar o penúltimo dígito do seu Número de Benefício (NB), que está antes do traço no seu cartão: 000.000.000-0.
Calendário INSS de junho
Consulte agora o calendário de pagamentos do INSS no mês de junho, de acordo com o penúltimo dígito do benefício.
Mas antes, é necessário destacar que no Rio Grande do Sul, o pagamento continua sendo antecipado para o primeiro dia do calendário enquanto durar o estado de calamidade pública.
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Penúltimo dígito 1: 24 de junho;
- Penúltimo dígito 2: 25 de junho;
- Penúltimo dígito 3: 26 de junho;
- Penúltimo dígito 4: 27 de junho;
- Penúltimo dígito 5: 28 de junho;
- Penúltimo dígito 6: 1º de julho;
- Penúltimo dígito 7: 2 de julho;
- Penúltimo dígito 8: 3 de julho;
- Penúltimo dígito 9: 4 de julho;
- Penúltimo dígito 0: 5 de julho.
Para quem recebe benefício acima do salário mínimo:
- Penúltimo dígito 1 ou 6: 1º de julho;
- Penúltimo dígito 2 ou 7: 2 de julho;
- Penúltimo dígito 3 ou 8: 3 de julho;
- Penúltimo dígito 4 ou 9: 4 de julho;
- Penúltimo dígito 5 ou 0: 5 de julho.
Como conferir quanto vai receber do INSS
Para concluir, confira o passo a passo para realizar a consulta:
- Faça login na tela inicial;
- Clique no serviço de “Extrato de pagamento” para ter aceso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício;
- No caso de segurados que não tenham acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao fazer a chamada, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar fraudes.
- A Central 135 recebe ligações de telefones fixos e celulares gratuitamente e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Nova agência do INSS
A cidade gaúcha de São Borja (RS) ganhará uma nova Agência da Previdência Social (APS). O anúncio foi feito pelo Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
A saber, o prédio terá cerca de 350 metros quadrados de área construída em um terreno de 1.460 metros quadrados localizado na região central, na esquina da avenida Presidente Vargas com a rua João Manoel.
A obra receberá investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões e deve ser concluída até o final de 2025.
“Construiremos aqui uma Agência da Previdência Social que vai servir de modelo para o restante do país. A nova APS contará com sala multissensorial, sala de teleperícia médica e teto solar, para economizar energia”, destacou Lupi em seu discurso.
A solenidade que marcou o anúncio da construção contou com a presença do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, do superintendente regional Sul da autarquia, Alberto Alegre, e diversas autoridades regionais.