É isso mesmo que você leu! Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irão padronizar as nomenclaturas dos extratos bancários. Inclusive, a medida já tem data para entrar em vigor: a partir de 8 de julho.
Inicialmente, a novidade incluirá as várias denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, a Febraban planeja incluir outras operações financeiras.
Mudanças no extrato bancário
Cabe mencionar que o objetivo principal da padronização dos nomes dos serviços nos extratos bancários é melhorar a compreensão das informações aos clientes.
O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, destaca que a medida deve ajudar, principalmente, pessoas que precisam acessar as contas bancárias de mais de uma instituição financeira.
“A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, opinou.
Diferenças
Veja só! Atualmente, os bancos usam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações. Isso, sem dúvidas, pode gerar diferenças entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.
Então, entre os termos que aparecem nos extratos bancários estão o depósito de dinheiro em espécie no correspondente bancário, depósito em cheque nos caixas eletrônicos e saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta.
A saber, a consulta às novas nomenclaturas poderá ser feita no site da Febraban.
Como ter acesso aos extratos bancários?
Os métodos para a emissão dos extratos bancários podem variar de acordo com o banco ou instituição financeira.
Em geral, as opções comuns incluem internet banking, aplicativo móvel, caixas eletrônicos, agências bancárias e central de atendimento telefônico.
Desse modo, recomenda-se contatar diretamente a instituição em caso de dúvidas sobre os procedimentos específicos de acesso ao extrato.
Quais dados constam no documento?
O extrato bancário desempenha um papel fundamental na gestão financeira, pois fornece um resumo preciso das transações realizadas em uma conta bancária.
Imagina só! Mesmo quem tem muito boa memória, não seria capaz de se lembrar de todos os movimentos financeiros sem a ajuda dele.
Sendo assim, se usado com sabedoria, o extrato é um grande aliado das finanças, ainda mais para quem não tem o hábito de anotar as suas despesas ou o quanto ganha e gasta.
Portanto, ao compreender e utilizar adequadamente o extrato bancário, é possível tomar decisões financeiras mais embasadas e manter um registro preciso das movimentações.
Com informações da Agência Brasil e da Febraban