O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) firmaram convênio que estabelece a oferta de ações para a inclusão social e econômica da população inscrita no Cadastro Único.
A saber, o protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira (26), na sede da CNBB, em Brasília (DF).
Oportunidade para o público do Cadastro Único
Cabe mencionar que a parceria será desenvolvida no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo MDS, a partir de medidas que promovam a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda familiar, como o apoio para a implementação de programas e projetos de aceleração à inclusão social e produtiva.
“A CNBB integra, em todo o Brasil, uma rede de trabalho na área social, atuando no fortalecimento da educação, alimentação e crescimento de pequenos negócios. Então, é um privilégio poder celebrar essa parceria”, afirmou Wellington Dias.
“É mais uma forma de dar suporte às pessoas do Cadastro Único que mais precisam, por meio da orientação e da qualificação para que possam sair dessa situação ingressando em uma melhor oportunidade”, completou, durante a assinatura.
Renda
Em resumo, o objetivo do Acredita é estimular a geração de renda, emprego e promover o crescimento econômico das famílias, inclusive as inscritas no Cadastro Único.
Assim, dentro da parceria, é parte da missão da CNBB oferecer qualificação às lideranças das pastorais e das comunidades cristãs, de forma que elas facilitem o acesso das pessoas a seus direitos.
“Nós nos alegramos com esse momento histórico, de fortalecimento das nossas relações, trabalhando com coragem e determinação pelo bem comum e trazendo aos mais necessitados os seus direitos”, afirmou o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.
Competências
Na prática, o convênio entre o MDS e CNBB prevê:
- Apoiar a implementação de programas, projetos e ações que acelerem a inclusão social e produtiva;
- Simplificar procedimentos para inserir o público do Cadastro Único no mercado;
- Promover o acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Elaborar e disseminar estudos, pesquisas, experiências e resultados de políticas de inclusão produtiva, novas ocupações e tecnologias disruptivas;
- Identificar demandas produtivas inclusivas, capacidades e oportunidades empreendedoras locais.
Desde 2023, o MDS forma parcerias com diversos entes, da esfera pública e privada, a fim de reunir esforços na promoção de políticas de inclusão social e econômica, além iniciativas de combate à fome e à pobreza.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS